Rudinei Marques, presidente do Sindicato, falou sobre unidade e fortalecimento institucional no III Encontro dos Núcleos de Ações Especiais na manhã desta terça-feira, 29 de novembro. Servidores de todas as regionais participam da reunião no auditório do edifício sede do ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) em Brasília, até a próxima quarta, 30. Articulação parlamentar também entrou em pauta.
“Não podemos deixar nossa atuação esmorecer. Temos que reforçar nossa unidade e nossa luta por um país melhor”, disse Marques. O presidente do Unacon Sindical falou sobre a importância do Sindicato como interlocutor das demandas da carreira com o governo e parlamentares. “O desafio é esse: ocupar o espaço político. Não é fácil, mas é um trabalho necessário, que fazemos diariamente”, ponderou. A título de exemplo, fez uma breve retrospectiva de ações em defesa da CGU, que tiveram início ainda em 2015. Citou as manifestações e a presença na mídia como exemplos de investimentos indispensáveis. “Por isso sempre reforçamos o apelo à filiação sindical”, justificou.
ARTICULAÇÃO PARLAMENTAR
Para exemplificar o andamento das atividades parlamentares, Marques citou a reunião com a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO). Realizado no dia 22 de novembro, o encontro teve como objetivo expressar o apoio do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) à Comissão Especial destinada a analisar remunerações extrateto (relembre aqui). “Relatora da comissão, Kátia nos ouviu e já solicitou uma audiência pública para tratar do tema no dia 6 de dezembro”, anunciou.
A recente reunião com o líder do governo na Câmara, deputado federal André Moura (PSC-SE) também foi recordada. Realizado no dia 24 de novembro, o encontro teve como objetivo defender a aprovação do Projeto de Lei PL 3831/2015 que versa sobre a negociação coletiva do serviço público. Na condição de presidente do Fonacate, Marques ainda solicitou a regulamentação do artigo 247 da Constituição Federal, para definir as atividades exclusivas de Estado, e que deve ter uma sugestão de anteprojeto apresentada pelo Fonacate no começo de 2017 (relembre aqui).
Marques aproveitou o evento para conclamar servidores a participarem ativamente do Sindicato. Citou o exemplo do servidor Caetano Rabelo, presente ao encontro. "Um excelente quadro técnico da CGU e um dirigente sindical altamente comprometido com o futuro da carreira. Um exemplo para todos nós", concluiu.