Unacon Sindical participa de reunião com ministra do TCU

 

A dívida dos estados com a União foi pauta de audiência com a ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, na última terça-feira, 21 de fevereiro. Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, participou da reunião, que também contou com presença de representantes da Febrafite, da Auditoria Cidadã da Dívida, da Fenafisco e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na oportunidade, os dirigentes elogiaram a proposta da ministra de fiscalizar a dívida pública, aprovada pelo plenário do TCU no dia 1º, e sugeriram uma auditoria na dívida dos estados.

 

“A situação de caos dos estados é tamanha, que eles têm sido empurrados a acordos desvantajosos com a União, cuja contrapartida é a entrega do patrimônio que ainda resta aos entes. O pretexto para essas privatizações é o pagamento de uma dívida que não poderá nunca ser quitada, pois a cobrança de juros extorsivos faz com que cresça de forma abusiva”, argumentou Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida.

 

Na sugestão entregue à ministra, a Auditoria Cidadã da Dívida aponta os principais elementos que influenciaram a crise financeira dos entes federados e ressalta  a necessidade de rever este endividamento desde sua origem (acesse aqui). 

 

 

 

 

Com informações: Ascom/Auditoria Cidadã da Dívida