Em nova reunião com a SGP, entidades afiliadas ao Fonacate cobram encaminhamento de questões pendentes

O secretário Wagner Lenhart já havia se comprometido em reduzir o horário para refeição e ampliar o percentual de servidores em licença capacitação

Em uma nova videoconferência com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia, nesta quarta-feira, 15 de julho, as entidades afiliadas ao Fórum Nacional de Carreiras de Estado (Fonacate), presidido pelo Unacon Sindical, cobraram o encaminhamento de questões pendentes, como a revisão do Decreto 9.991/2019, para ampliar (de 2% para 5%) o percentual de servidores em licença capacitação, e do Decreto 1.590/95, para reduzir ( de 1h para 30min) o tempo de refeição.  O presidente do Sindicato, Rudinei Marques, participou do encontro.

Os dirigentes do Fórum lembraram que o secretário Wagner Lenhart já havia se comprometido com essas adequações e pediram a definição da situação. Diante da demanda, o coordenador-geral de Negociação Sindical no Serviço Público, José Borges Filho, e o diretor de Relações de Trabalho no Serviço Público, Cléber Izzo, propuseram uma agenda de novas reuniões para apresentação das respostas do governo, até agosto.

Rudinei Marques aproveitou a oportunidade para convidar a equipe da SGP para a conferência online sobre governo digital, inteligência artificial e teletrabalho no serviço público, que será promovida pelo Fonacate em setembro. A participação no evento será avaliada pela Secretaria.

As condições para retomada do trabalho presencial e a ampliação do teletrabalho também estiveram em pauta no encontro.