Justiça Federal lança cartilha com orientações para beneficiários com precatórios a receber em 2024

Além de orientações sobre o pagamento dos valores, material traz dicas para prevenir a ação de golpistas, algo muito frequente na época de pagamento desses títulos

O Conselho da Justiça Federal e os Tribunais Regionais Federais lançaram um guia para tornar mais fácil e seguro o saque dos precatórios em 2024. Além de esclarecer onde e como poderá ser feito o levantamento dos valores, a cartilha traz dicas para prevenir a ação de golpistas, algo muito frequente na época de pagamento desses títulos.

O alerta às investidas dos estelionatários foi pauta no Jornal Nacional (assista aqui). Eles são ousados: solicitam o pagamento antecipado de até 25% do valor da ação. Os pedidos de depósito antecipado são feitos por telefone, carta, e-mail e até mesmo pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Em alguns casos, até se identificam em nome de associações, sindicatos e advogados conhecidos das vítimas.

Mas atenção: a Diretoria Executiva Nacional (DEN) esclarece que não é necessário efetuar nenhum pagamento prévio para receber um precatório!

Os filiados que receberem qualquer ligação, carta, e-mail ou mensagem de WhatsApp exigindo depósitos e transferências financeiras com o pretexto de que é preciso quitar tributos relativos a ações judiciais, devem entrar em contato com o departamento jurídico do Sindicato imediatamente. Ligue para (61) 2107-5000, opção 2 “assessoria jurídica”.

DECLARAÇÃO IR

O Unacon Sindical irá oferecer suporte para a declaração de Imposto de Renda de 2024, ano base 2023. O filiado interessado poderá entrar em contato por e-mail unaconirpf@unaconsindical.org.br ou pelo WhatsApp (61) 98215-9695. O serviço virtual pode ser solicitado por filiados ativos, aposentados e pensionistas de todo o país. Residentes do Distrito Federal, caso prefiram, podem optar pelo atendimento presencial, mediante agendamento prévio.

Acesse, logo abaixo, a cartilha elaborada pelo Conselho da Justiça Federal e os Tribunais Regionais Federais com orientações sobre o saque de precatórios em 2024.

Cartilha Precatórios 2024