Nova secretária-executiva da CGU recebe Diretoria do Unacon Sindical

Encontro tratou de temas de interesse da carreira, como a campanha salarial

A nova secretária-executiva (SE) da Controladoria-Geral da União (CGU), Eveline Martins Brito, recebeu na manhã desta quinta-feira, 28 de março, representantes da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Unacon Sindical. O encontro tratou da seguinte pauta: valorização da carreira de Finanças e Controle; campanha salarial; novos concursos públicos; Programa de Gestão de Demandas (PGD); nível superior para o cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC); indenização para áreas de difícil provimento; dentre outros.

A reunião acontece um dia após a posse de Eveline Martins Brito no cargo, primeira Auditora Federal de Finanças e Controle (AFFC) a ocupar a Secretaria-Executiva da CGU. “Precisamos avançar para nossa carreira voltar a ser atrativa ou haverá grande perda de talentos”, destacou o presidente do Sindicato, Rudinei Marques. Dados da própria CGU informam que houve uma evasão de cerca de 30% dos aprovados no último concurso.

Eveline destacou seu compromisso com a carreira, disse que estará sempre à disposição para conversar com o Unacon Sindical e tratar das questões que envolvem os AFFCs e os TFFCs, além de defender e intermediar encontros com outros setores do governo federal. “O que puder fazer, farei. Precisamos avaliar todos esses desafios apresentados, pois nossa carreira está em postos estratégicos do Estado. Reforço meu compromisso em debater as principais questões com franqueza, transparência e ética”, avaliou.

Programa de Gestão de Demandas (PGD)

Na ocasião a Secretaria-Executiva da CGU apresentou as linhas gerais da minuta do projeto de PGD para a carreira. O Unacon Sindical também entregou o resultado parcial da pesquisa de opinião sobre o PGD da Controladoria-Geral da União (CGU). Participe da pesquisa aqui. Eveline disse que analisará as sugestões apresentadas pelo Sindicato, com base no levantamento, a fim de editar a versão final, que será assinada pelo ministro.

A DEN ainda apresentou a pauta reivindicatória completa da carreira e debateu o andamento das discussões com as mesas de negociação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), tanto a mesa geral dos servidores públicos federais quanto a mesa específica. Rudinei Marques também convidou pessoalmente a secretária-executiva para a reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS), que será realizada em maio.

Pelo Unacon Sindical estavam presentes, além do presidente, a vice-presidente, Elaine Faustino, o secretário-executivo, Daniel Lara, o diretor de Assuntos Jurídicos, Roberto Kodama, e o diretor de Finanças, Frederico Carlos Janz. Da Secretaria-Executiva participaram ainda o chefe de gabinete, Fábio Félix, e a coordenadora do gabinete da Secretaria-Executiva, Karen Pimentel.

Posse

Ontem, 27, Rudinei Marques representou a DEN na solenidade de posse da nova secretária-executiva. Veja como foi a cerimônia aqui.

 

Valorização-já