O presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, recebeu na última terça-feira, 18 de junho, Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle aposentados e seus pensionistas na sede do Sindicato, em Brasília, para debater o andamento da campanha salarial. Durante a agenda, Marques ouviu as preocupações dos participantes e reiterou que o Sindicato tem atuado para garantir a valorização de todos os servidores da carreira de Finanças e Controle.
Para a AFFC aposentada Gildenora Dantas, é necessário que todos sejam incluídos no debate e nas deliberações sobre as negociações. “Nossa carreira é forte e queremos que ela permaneça assim. Nós queremos contribuir com esse momento e participar dos esforços por nossa valorização, desde que o resultado contemple todos os grupos envolvidos”. Na mesma linha, a também AFFC aposentada, Márcia Uchôa, ressaltou que as tratativas devem observar os direitos adquiridos. “Nós temos que pensar na carreira como um todo. Queremos mudança e melhorias, mas precisamos manter os direitos que os aposentados já possuíam: a paridade e a integralidade”.
Os servidores também entregaram ao presidente uma carta, remetida aos ministros da Fazenda, da Controladoria-Geral da União e ao secretário do Tesouro, em que manifestam preocupações com o futuro da carreira, com a discussão de novos modelos de remuneração. A delegada sindical do Distrito Federal Elaine Bicalho defendeu que é preciso discutir diferentes caminhos para a valorização. “Isso não precisa vir exclusivamente do bônus. Também podemos alcançar nossos objetivos pelo subsídio”, disse.
Ao fim da conversa, os servidores solicitaram uma nova reunião com a Diretoria Executiva Nacional para debater uma estratégia efetiva de campanha, que contemple outros pontos além do reajuste salarial.
Leia na íntegra a carta enviada: