Conselho de Delegados Sindicais escreve carta aberta aos servidores da carreira de Finanças e Controle

A carta é um apelo dos dirigentes do Sindicato para maior unidade da carreira

Durante reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS), realizada na manhã desta terça-feira (02), pelo Zoom, foi elaborada uma carta aberta para a carreira de Finanças e Controle. A carta é um apelo dos dirigentes do Sindicato para maior unidade da carreira, agora que a reta final da campanha salarial se aproxima. A terceira reunião com a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SRT/MGI), acontece no próximo dia 10 de julho. É um momento crucial de fortalecimento do movimento.

Leia abaixo:

CARTA ABERTA À CARREIRA DE FINANÇAS E CONTROLE

Às vésperas da terceira reunião com a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SRT/MGI), agendada para 10 de julho, o Conselho de Delegados Sindicais (CDS) e a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do UNACON Sindical se dirigem à Carreira de Finanças e Controle para conclamar por união em torno da pauta de fortalecimento e valorização da carreira.

Antes mesmo da divulgação dos protocolos normativos do processo negocial, o Sindicato iniciou a articulação com os órgãos supervisores da carreira, objetivando corrigir as assimetrias remuneratórias criadas a partir de 2016. Ainda em 2022, o Sindicato atuou para desenvolver metodologia de remuneração variável, que, à época, se mostrava o caminho mais indicado à isonomia salarial. O projeto foi finalizado em 2023, a partir de esforços conjuntos de CGU e STN, e apresentado formalmente à SRT/MGI em 16 de janeiro de 2024.

Em nenhum momento, no entanto, foi descartada a possibilidade de buscar isonomia dentro do modelo de subsídio; pelo contrário, o diálogo sempre esteve aberto em ambas as direções, considerando-se a necessidade de se construir consenso entre servidores ativos e aposentados.

Em todo esse período, a mobilização tem sido constante. Nestes 12 meses de atividades, é nítido o empenho da Carreira de Finanças e Controle, a despeito de o processo negocial ser marcado por falhas de condução pelo governo. Nesse intervalo, nossa mesa específica foi suspensa unilateralmente pela SRT/MGI e até o momento não tivemos contraproposta.

No entanto, a tendência é de que seja oferecida proposta que amplia assimetrias remuneratórias, com aumento de níveis e redução do salário de ingresso na carreira, sem a concessão de nível superior para os TFFC e sem a indenização por localidade de difícil provimento.

Para nós, Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle, da CGU e da STN, ativos e aposentados, há apenas um caminho a seguir: mobilização e luta conjunta. Pois somente poderemos avançar juntos, de braços dados e seguindo na mesma direção, pelo fortalecimento e pela valorização da carreira. A hora é de união!

Brasília, 2 de julho de 2024

UNACON Sindical

Assinada por:

Membros da Diretoria Executiva Nacional:
Rudinei Marques
Elaine Nieheus Faustino
Frederico Carlos Janz
Arivaldo Sampaio
Daniel Xavier Lara
Luiz Alberto Marques Vieira Filho
Roberto Kodama

Delegados Sindicais:

Abelardo Jorge Lessa Lopes – PE
Adelton Vilhena Neves – AP
Alisson Neres Lindoso – DF
Armando Gonçalves Mendes de Carvalho – MA
Caetano Rossato Rabelo – SC
Celso Duarte de Sousa Junior – RR
Claudio Pelacini – PR
Daniel Mendonca Montenegro – RO
Djalma Peçanha Gomes – MS
Ducilene Vieira dos Santos – PI
Edilson Rodrigues Vidal – AC
Elaine Santos Bicalho – DF
Fabio de Assis Moreira Lima – PB
Jaci Fernandes Sobrinho – GO
Jeová Quintino Filho – DF
Jonas Alves dos Reis – RN
José Luíz Pereira de Lima – RS
Josélia de Fatima Silva Santos – DF
Jussara Santos Mendes – DF
Leandro da Cruz Alves – TO
Lenilda Nunes Santos Sé Alves Menino – RJ
Leonardo Pinheiro Cunha – BA
Leonardo Teixeira Ramos – CE
Lincoln de Souza Silva – MG
Luiz Alberto Cavalcanti Dutra – DF
Madegno Flores – ES
Marcos Antônio Ferreira Calixto – AL
Maria Thereza Galaxo – RJ
Mauricio Dantas – SE
Moises Ben Hur Sousa Seiffert Simoes – AM
Rafael Jose da Silva – DF
Rafael Perez Marcos – DF
Roberta Guerra Holder Belfort Campos – DF
Roberto Mendes Altavilla Luttner – DF
Roberto Quintela Fortes – SP
Rodrigo Bender Moreira – PA
Thiago Meokarem Andrade Godoy – DF
Valério Victorino André Coelho – DF

Veja o documento abaixo:

Carta Aberta à Carreira de Finança e Controle