Projeto Capim Dourado promove reflexão sobre o trabalho e seus impactos na vida dos servidores

Palestra da doutora em psicologia Renata Paparelli faz parte das ações do Respira 2025; saiba mais

Na manhã desta quinta-feira, 8 de maio, o Unacon Sindical promoveu a primeira edição do Projeto Capim Dourado, novo ciclo de palestras virtuais do programa Respira. Com o tema “O que a saúde mental tem a ver com o trabalho?”, o evento contou com a participação da psicóloga Renata Paparelli e reuniu servidores da ativa e aposentados da carreira de Finanças e Controle.

O presidente do Sindicato, Rudinei Marques, fez a abertura destacando a importância de projetos como o Respira, especialmente em um contexto de rotinas aceleradas e crescentes demandas. Para ele, criar espaços de acolhimento e de escuta é uma forma de cuidar dos servidores e reafirmar o compromisso da entidade com o bem-estar da categoria.

Renata Paparelli, doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela USP, reforçou o papel dos sindicatos na promoção da saúde mental dos trabalhadores. “O trabalho nos coloca no mundo. Participamos da construção da sociedade e construímos nossa identidade a partir dele. Não podemos falar de vida adulta e saúde mental sem falar do trabalho”, afirmou.

A psicóloga explicou que o sofrimento psíquico é subjetivo e que o chamado “trabalho penoso”, ou seja, aquele em que há desrespeito sistemático ao limite subjetivo do trabalhador, pode levar ao adoecimento mental. “Não somos máquinas”, destacou. Para Paparelli, os desafios atuais do mundo do trabalho, como a exigência por produtividade, competitividade, flexibilidade e a precarização das relações, frequentemente se chocam com os limites pessoais de cada indivíduo.

Esses fatores, alertou, podem criar um ambiente propício à violência no trabalho, como o assédio moral ou práticas que incentivam a competição nociva entre colegas. Diante disso, Paparelli apontou caminhos possíveis para enfrentar o mal-estar: construir redes de apoio, criar espaços de escuta, promover a solidariedade e combater o isolamento. “As redes de apoio são tudo na saúde mental”, afirmou.

Ao final do encontro, o Unacon Sindical reforçou que tanto o Respira quanto o Projeto Capim Dourado são iniciativas voltadas à promoção da saúde, da reflexão coletiva e da construção de relações mais humanas dentro dos órgãos da carreira. São, também, um compromisso contínuo da entidade com a qualidade de vida dos servidores.

Fique por dentro de todos os projetos do Respira 2025. Clique aqui e saiba mais.