Com apoio do Unacon Sindical, Senado aprova projeto de lei que amplia cotas no serviço público federal

PL nº 1.958/2021 amplia de 20% para 30% a reserva de vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas; projeto segue para sanção presidencial

O Senado Federal aprovou, na última quarta-feira, 7 de maio, o Projeto de Lei nº 1.958/2021, que amplia de 20% para 30% a reserva de vagas em concursos públicos federais para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas. A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), também estende a política de cotas a processos seletivos simplificados para contratações temporárias e prevê revisão da política a cada dez anos.

A nova legislação estabelece que a reserva de vagas será aplicada sempre que forem ofertadas duas ou mais vagas em concursos públicos. Além disso, o texto prevê a padronização nacional das bancas de heteroidentificação, com participação de especialistas e garantia de recurso da decisão.

O Unacon Sindical contribuiu para a construção do texto aprovado, por meio da atuação do presidente Rudinei Marques, integrante da Câmara Técnica para Transformação do Estado. “A aprovação do PL 1958/2021 representa uma reparação histórica, garantindo às populações negra, indígena e quilombola o ingresso no serviço público, contribuindo para a diversidade de visões de Estado e, consequentemente, para a melhoria de políticas públicas. É a promoção da justiça social no coração do Estado brasileiro”, destacou Marques sobre a importância da medida.

O projeto segue agora para sanção presidencial.

Saiba mais sobre a atuação do Unacon Sindical nessa vitória, clique aqui.