Aperfeiçoamento do sistema de controle pauta reunião com ministro da CGU

Aperfeiçoamento do sistema de controle pauta reunião com ministro da CGU

Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, mediou encontro entre Wagner Rosário, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), e o professor Juarez Freitas (URRGS), na manhã desta sexta-feira, 12 de abril. Em pauta, o aperfeiçoamento do sistema de controle. Outros assuntos como pedido de concurso público, Medida Provisória (MP) 873/2019, que suspende o desconto, autorizado pelos filiados, da mensalidade para a entidade de classe nos contracheques dos servidores, e o Decreto 9.759/2019, que extingue diversos conselhos de participação popular, também foram debatidos.

 

Juarez Freitas é membro da Comissão Especial designada pelo deputado federal Rodrigo Maia para elaborar propostas de aperfeiçoamento da gestão governamental e do sistema de controle da Administração Pública. Finalizado em outubro de 2018, o relatório final da comissão apresenta cinco eixos temáticos: combate sistêmico às ilicitudes administrativas, incentivos à melhoria da performance dos agentes públicos, aperfeiçoamento das motivações nas escolhas administrativas, preferência à solução consensual de conflitos na administração pública e administração digital.

 

O professor elogiou as boas práticas da CGU na solução consensual de conflitos e formalizou um convite para Wagner: selecionar alguns cases do órgão para colaborar com o trabalho da comissão.

 

CONCURSO

Wagner se mostrou otimista em relação ao pedido de concurso. “Acho que iremos conseguir. Tenho dito que, com o investimento na CGU, o governo terá um retorno de até R$2 bi por ano”, disse, informando que, em breve, terá a situação do quadro de pessoal do órgão atualizada.

 

MP 873/2019

Segundo Marques, todas as entidades estão obtendo ganho de causa na justiça. “É uma medida antieconômica”, afirmou Marques, pedindo apoio de Wagner na pauta.

 

Decreto 9.759/2019

Segundo Wagner, os conselhos criados por lei não serão extintos, como no caso do Conselho de Transparência da CGU. “Só serão extintos os conselhos irregulares”, informou.