O Projeto

O projeto “Respira” tem como objetivo oferecer suporte terapêutico para auxiliar na superação e na prevenção de problemas psicológicos e transtornos mentais, como ansiedade e depressão, provocados pela pandemia de Covid-19.

Sua motivação é ajudar os servidores da carreira de Finanças e Controle a enfrentar esse momento tão adverso.

Desafios

A tristeza com a perda de colegas de trabalho, amigos e familiares para a Covid-19 

O desgaste em tentar equilibrar os afazeres domésticos e a criação dos filhos com o homeoffice

A sensação de solidão provocada pelo isolamento social 

O medo de infecção ou reinfecção pelas novas variantes do vírus

A preocupação com o ritmo lento de vacinação

Contexto

Pandemia aumenta procura por atendimento de saúde mental

19/04/2021

Piora na sanidade é apontada por 53% dos brasileiros entrevistados


Texto completo

Três em cada quatro brasileiros perderam alguém para a covid-19, indica levantamento

03/05/2021

Pesquisa da CNI mostrou ainda que 56% da população brasileira possui atualmente um medo ‘muito grande’ ou ‘grande’ da covid-19


Texto completo

Prejuízos mentais da pandemia já são considerados quarta onda da covid-19

23/07/2021

OMS adverte que os efeitos psicológicos da pandemia serão de longo prazo e que medidas para amenizá-los devem ser adotadas agora


Texto completo

Eixos de atuação

São três eixos de atuação: I) roda de conversa; II) grupo terapêutico; e III) terapia individual. Todas as etapas serão realizadas à distância, por meio de plataforma de videoconferência.

1. Roda de Conversa

A primeira etapa do projeto terá início com uma roda de conversa sobre saúde mental e os desafios da pandemia. Serão realizados dois encontros virtuais, em horários opostos, para possibilitar a participação do maior número de pessoas. A videoconferência será aberta para filiados e não filiados, e não terá limite de participantes.

MANHÃ: 10 de agosto, às 10h
NOITE: 10 de agosto, às 19h

2. Grupo Terapêutico

Exclusivo para filiados em dia com suas atribuições estatutárias, o grupo terapêutico vai permitir o compartilhamento de experiências e sentimentos. Cada grupo terá até oito participantes e será mediado por dois psicoterapeutas. Os encontros serão realizados durante 10 semanas. Inicialmente, serão disponibilizados dois horários: um com encontro todas as segundas-feiras, às 19h30; e outro com encontro todas as sextas, às 15h.

3. Terapia Individual

A terapia individual também terá quantidade de encontros pré-determinada. O Unacon Sindical irá arcar com metade do valor das sessões dos 20 primeiros filiados que solicitarem o atendimento. O desconto de 50% será efetuado na modalidade de reembolso, mediante a comprovação de frequência. Não filiados que desejarem fazer a terapia individual pagam o valor integral da sessão (R$110,00).

Participe da Roda de conversa

MANHÃ: 10 de agosto, às 10h
NOITE: 10 de agosto, às 19h

Profissionais

marcio

Márcio Peixoto

É mestre em educação de adultos, psicólogo clínico com formação em Gestalt Terapia e formação em andamento em terapia sistêmica e de casal. Também é professor do curso de graduação e supervisor clínico do Centro Universitário IESB.

Atuação no projeto: Condução do bate papo, terapia individual e de grupo.

fernanda

Fernanda Gontijo Cunha

É psicóloga clínica, com formação em Gestalt Terapia e em clínica fenomenológica existencial, curso de extensão em luto e formação em andamento em terapia sistêmica e de casal.

Atuação no projeto: Terapia individual e de grupo.

Aline-Kras_

Aline Kras

É doutora em antropologia e psicóloga clínica, com formação em questões de trauma, luto e manejo da ansiedade e do estresse. É também professora dos cursos de pós-graduação Intervenção Psicossocial em Crise e Conflito e Reconstrução, do Uniceub.

Atuação no projeto: Terapia individual.

Inscrição

O ato de respirar, mais do que fornecer oxigênio ao cérebro e ao corpo, tem a capacidade de mudar nosso estado mental e emocional.

© 2021 – Direitos Reservados Unacon Sindical