Governo garante que retomará discussões

 


            O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, esteve reunido ontem (30) com representantes de entidades de servidores federais para reafirmar a intenção do governo em dar continuidade às discussões referentes à negociação salarial. Participaram do encontro o secretário-executivo do ministério, João Bernardo Bringel, o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Ferreira, e todas as entidades que fazem parte da Mesa de Negociação. A UNACON foi representada pela secretária-geral Márcia Uchôa.

            Paulo Bernardo deu início à reunião informando que o encontro com as entidades foi uma determinação do presidente Lula, que solicitou ao ministro que reafirmasse a intenção do governo em retomar o diálogo sobre reajustes salariais. “Não interrompemos as negociações. Apenas sofremos um corte no orçamento de 7%, o que criou dificuldades para o governo”, explicou Bernardo. O ministro garantiu que apesar das perdas causadas pelo fim da cobrança de CPMF, o governo tem uma expectativa otimista sobre os rumos da economia brasileira e que há previsão orçamentária para despesas com pessoal. “Isso já está no orçamento. Temos cerca de R$5,8 bilhões previstos para reajustes, criação de cargos e realização de concursos públicos, além da recomposição do orçamento da saúde e da previdência”, afirmou. De acordo com o ministro, para implementar os valores já acertados com algumas categorias e para dar continuidade às negociações em andamento, serão necessários R$ 5 bilhões.

            Prazos

            Em relação aos prazos acertados no ano passado para a implementação dos reajustes, Paulo Bernardo afirmou que o governo pretende reavaliar as datas. “Enquanto não tivermos restabelecido o que perdemos não podemos implementar os acordos. Precisamos, no mínimo, repactuar os prazos nessas conversas que teremos”, disse. Sobre o assunto, o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Ferreira, afirmou: “a partir de hoje vamos montar um calendário e colocar na Mesa para discutir com todas as categorias, mesmo aquelas que ainda não fecharam acordo”.

            A secretária-geral da UNACON, Márcia Uchôa, reafirmou ao ministro a importância da retomada das negociações. “Na última negociação que tivemos, o governo aplicou um reajuste de 95% para a nossa carreira, em comparação à outra categoria, para vigorar somente em 2009”, disse. Ela lembrou que a CGU e a STN representam o controle e o caixa do governo. “Somos exemplo no controle de gastos e na transparência de finanças públicas. Estamos dispostos a retomar as discussões para garantirmos nosso pleito, que consiste em equiparação com as carreiras do Fisco, e para discutirmos os problemas em nossa carreira, já conhecidos pelo governo”, concluiu.

            Paulo Bernardo garantiu que o governo pretende discutir vários assuntos, e que vai trabalhar para ter um novo patamar na relação com o servidor público. Em relação à isonomia entra as categorias, afirmou que “o governo tem procurado fazer esse equilíbrio. Não temos uma proposta acabada”.

            Novo calendário

            Com a previsão da votação do Orçamento da União para a primeira quinzena de março, o ministro do Planejamento se comprometeu a criar um calendário de reuniões entre governo e entidades a partir do dia 13 de fevereiro. Paulo Bernardo sugeriu também que as entidades promovam um ato conjunto nesta data, no Congresso Nacional, quando o governo encaminhará as Convenções 151 e 158 da OIT.