Agência Brasil divulga paralisação dos servidores da CGU

Servidores da CGU fazem paralisação de 24 horas por equiparação com Receita Federal

Brasília – Analistas e técnicos de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU) de todo o país anunciaram uma paralisação de advertência por 24 horas, no dia hoje (6). Os servidores acreditam que, com a suspensão do serviço, o governo ofereça agilidade nas propostas de acordo na assembléia, que acontecerá nesta quinta-feira (8).

A campanha salarial dos controladores busca receber a mesma remuneração dos servidores da Receita Federal, porque, segundo o presidente da União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon), Fernando Antunes, as atividades desenvolvidas pelos órgãos são semelhantes e têm a mesma importância.


Controlar é tão importante quanto arrecadar. Os servidores da Receita Federal prestam serviços iguais aos nossos e recebem mais”, alegou Antunes.

Amanhã (7), está prevista uma reunião de representantes da Unacon com técnicos do Ministério do Planejamento, às 17 horas. A entidade está convocando servidores da CGU para uma mobilização, a partir das 14 horas, na frente do ministério, para uma vigília à espera da decisão do governo.

O presidente da Unacon disse que a diferença salarial não afetará os cofres públicos. O governo, porém, já informou que a verba destinada aos aumentos para várias carreiras, de R$ 3,4 bilhões, já está comprometida, devido o aumento salarial dos policiais civis e militares.

Segundo Antunes, a negociação com o governo já acontece há muito tempo e, caso não se chegue a um acordo, é provável que, na próxima semana, a greve dos servidores da CGU seja iniciada.

Se a greve ocorrer, as viagens para os municípios, que estão sendo fiscalizados por descentralização dos programas do governo federal, poderão ser interrompidas, segundo advertiu Fernando Antunes.