Jornal destaca movimento da regional do Ceará

ANALISTAS E TÉCNICOS DA CGU DELIBERARAM SOBRE O QUARTO DIA DE  PARALISAÇÃO DE ATIVIDADES
 
            Em plenária geral da entidade de classe,  a UNIÃO NACIONAL DOS ANALISTAS E TÉCNICOS DE FINANÇAS E CONTROLE REGIONAL DO ESTADO DO CEARÁ (UNACON/CE), os analistas e técnicos da Controladoria-Geral da União no Estado do Ceará (CGU/CE), atendendo à recomendação do Comando Nacional de Mobilização da categoria, deliberaram ontem  sobre a nova suspensão de atividades por todo o dia de hoje, 6 de maio de 2008 (terça-feira) e sobre a manutenção da mobilização decorrentes da demora e da intransigência do governo federal em negociar com a categoria, visto que já decorreram dez meses de várias reuniões sem significativos avanços na negociação. Os servidores já haviam suspendido as atividades e realizaram paralisações de advertência nos dias 5, 11 e 24 de abril deste ano.
Os servidores da Controladoria-Geral da União no Ceará alertam seus dirigentes para o fato de que as demandas relacionadas com o Sorteio Público de Municípios promovido na Caixa Econômica Federal no dia 30 de abril, no qual seriam fiscalizados os recursos públicos federais descentralizados para os municípios de Mucambo/CE, Uruoca/CE e Itarema/CE, poderão não se realizar. Uma outra atividade diretamente relacionada ao incremento da transparência da gestão,  à prevenção e ao combate à corrupção denominada Olho Vivo no Dinheiro Público, que também estaria planejada para o mês de maio, poderá ser prejudicada caso o andamento das negociações não satisfaça a maioria dos servidores.
  Os Analistas de Finanças e Controle (AFC) e Técnicos de Finanças e Controle (TFC) da CGU possuem a missão constitucional de zelar pela boa e regular aplicação dos recursos públicos e realizam atividades para consecução das competências institucionais do órgão, definidas na Lei nº 10.683/2003 (artigo 17) que diz: “assistir direta e imediatamente ao Presidente da República no desempenho de suas atribuições quanto aos assuntos e providências que, no âmbito do Poder Executivo, sejam atinentes à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à correição, à prevenção e ao combate à corrupção, às atividades de ouvidoria e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da administração pública federal”.
Para bem cumprir a missão institucional, os AFC’s e TFC’s estudam com afinco todos os Programas Federais, da saúde à infra-estrutura, do esporte a recursos externos, da educação à reforma agrária. E não apenas se debruçam sobre as mais complexas normas, regimentos, manuais, procedimentos de todas essas áreas, como saem a campo para fiscalizar, auditar, vistoriar e analisar a aplicação dos recursos públicos.           
A UNACON/CE informa que a mobilização é pela valorização da carreira e por um tratamento remuneratório idêntico às demais carreiras de Estado.