Grupo de Trabalho se reúne

       

 


            O Grupo de Trabalho da Secretaria do Tesouro Nacional (GT/STN) esteve reunido na manhã de hoje, 29 de janeiro, para dar continuidade aos debates de temas relativos à reestruturação da carreira Finanças e Controle. Na pauta, as questões do fosso salarial, da estrutura de carreira em Y, a separação da carreira do Ciclo de Gestão, e a separação da carreira no âmbito do Ministério da Fazenda e da Controladoria-Geral da União (CGU).

            A Comissão de Representantes dos Servidores participou do encontro e fez uma apresentação sobre “Estrutura em Y: Experiência do Banco Central”. De acordo com a Comissão, esse tipo de estrutura pode promover maior aproveitamento das capacidades individuais dos servidores e diminuir a evasão por desmotivação. O tema continuará sendo debatido pelo GT/STN.

            Ficaram claras para o Grupo de Trabalho a existência do fosso salarial, as razões de sua formação, bem como a não ocorrência de erros materiais que o tenham propiciado. Entretanto, eventuais correções, se julgadas pertinentes, deverão ser incluídas em reivindicações futuras.

            Em relação à separação da carreira Finanças e Controle do Ciclo de Gestão o GT/STN entendeu, por maioria, que não existem razões técnicas que justifiquem a separação e, sim, a necessidade de sua maior sedimentação como conceito. Sobre uma possível separação da Controladoria-Geral da União, no que tange a carreira Finanças e Controle, o Grupo de Trabalho entende que existem razões que a justifiquem.

Futuramente, será realizada uma reunião entre membros do GT/STN e do GT/CGU para apreciação conjunta dos pontos que vêm sendo debatidos em ambos os Grupos.