Governo cumprirá acordos

 

           Na noite de ontem, 18 de março, o presidente em exercício da UNACON/SINATEFIC, Carlos Pio, a secretária-geral das entidades, Márcia Uchôa, e dirigentes da Bancada Sindical estiveram reunidos com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, o secretário-executivo do MPOG, João Bernardo, e a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) para debater os reajustes acordados com o governo na campanha salarial de 2008. 


            O ministro iniciou a reunião abordando o cenário da crise econômica mundial e seus reflexos na economia brasileira, como a queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 2008 e a perda de arrecadação. Segundo o ministro, apesar da turbulência, o governo editará até a próxima sexta-feira, 20 de março, um pacote de medidas, mas estas não afetarão o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), os programas sociais na área da educação e os programas de habitação popular. “A política monetária e fiscal que fizemos nos últimos seis anos foi controlada e equilibrada, o que nos dá condições para suportar essa crise”, afirmou.

            Em reunião com o ministro Paulo Bernardo ontem, 18 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que fosse informado aos sindicatos que o governo manterá os compromissos acordados na última campanha salarial, ou seja, a parcela de reajuste prevista para julho deste ano será mantida. Lula alertou que, caso o cenário econômico piore, convocará os sindicatos para conversar.

Reivindicações

            Os dirigentes das entidades cobraram do governo avanços em outros temas, como o auxílio alimentação, diárias, auxílio creche, plano de saúde e a realização de concurso público. Carlos Pio falou das dificuldades enfrentadas pelos sindicatos que têm apenas um ou dois servidores liberados para atuar em suas administrações e endossou as reivindicações dos sindicatos. “Na carreira Finanças e Controle, que abrange servidores da Contoladoria-Geral da União e do Tesouro Nacional, temos algumas pendências e problemas que são comuns a todas as categorias  aqui presentes. Desde a data base, que é importante para o servidor, como as diárias, plano de saúde e auxílio alimentação. São questões que unem todos. Outro assunto importante é o mandato classista”, finalizou o dirigente.

            Sobre o Imposto Sindical, Paulo Bernardo informou que solicitou parecer jurídico sobre o assunto para depois analisar como este será tratado, já que, segundo ele, o tema é de difícil operacionalização dentro do serviço público. Sobre o plano de saúde, Bernardo afirmou que o governo está preocupado e que será realizada uma rodada de negociação com os segmentos da área.

            Paulo Bernardo frisou que não há como o governo se comprometer com outras reivindicações que gerem despesas.  “Não temos nenhuma posição de assinar algo novo”, concluiu. Em seu discurso, o secretário Duvanier Paiva destacou que a busca da qualidade da folha acarretará economia de gastos.  

Carreiras típicas

            A presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), Assunta Di Bergamasco, entregou em nome das entidades que compõem o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (FONACATE), do qual a UNACON/SINATEFIC fazem parte, uma cópia da carta que foi encaminhada ao presidente Lula e à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. No documento, as carreiras manifestam preocupação com a possibilidade de adiamento dos reajustes dos servidores.