Fonacate apoia Movimento pela Autonomia e Excelência do Ato Médico Pericial

      O Fonacate e entidades afiliadas (entre as quais se incluiem UNACON/SINATEFIC) manifestam apoio e parabenizam a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social – ANMP pelo Movimento pela Autonomia e Excelência do Ato Médico Pericial.

      Em ofício encaminhado ao Fonacate e suas afiliadas, a ANMP destaca: “Atualmente, os Peritos Médicos Previdenciários, servidores públicos federais alocados no INSS, vivenciam situação que acarreta grave desrespeito a direitos fundamentais de segurados em todo o país e ao livre exercício da atividade médica. A primeira expressão de tal desrespeito é a imposição de um limitador de 20 (vinte) minutos para o tempo de realização das perícias em segurados do INSS, a despeito de toda a complexidade que envolve a atividade. O segundo, a recomendação de um número mínimo de 24 (vinte e quatro) perícias diárias a serem realizadas, o que torna a atividade demasiado exaustiva, sendo o período de trabalho destes servidores sucessivamente preenchido com perícias, sem que reste tempo hábil para estudos de casos ou elaboração de laudos qualificados, exigências da própria autarquia. Agrava tais ocorrências o fato de a gratificação a que fazem jus os Médicos Peritos (GDAPMP) ser vinculada ao critério de produtividade. Assim, caso se empenhem para consultas mais detalhadas, que demandem maior tempo para atendimento dos segurados, serão punidos com redução salarial”.

      O Movimento pela Excelência do Ato Médico Pericial foi lançado pela ANMP em outubro e tem o objetivo de lutar pelo melhor serviço público possível, primando pela qualidade do atendimento do médico perito. O presidente da entidade, Luiz Carlos Argolo, destaca a importância do movimento: “O segurado merece uma atenção especial e um laudo irretocável.  E, para isso, cabe aos peritos médicos previdenciários lutarem pela excelência de seu trabalho, o que vai beneficiar sobremaneira todos os usuários do INSS”.

      Confira outros destalhes do Movimento no site da ANMP: www.perito.med.br