Lideranças sindicais pedem celeridade à SRH

O secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva, recebeu (26/01) os dirigentes sindicais, representantes das carreiras ligadas à Controladoria-Geral da União, Banco Central, Secretaria do Tesouro Nacional e Ministério do Planejamento Gestão e Orçamento.  A pauta do encontro priorizou as discussões sobre os relatórios apresentados pelos grupos de trabalho para reestruturação das carreiras. De acordo com o secretário, a reivindicação das lideranças para que haja celeridade no processo é perfeitamente compreensível, visto que o calendário de atividades dos poderes da República será bem apertado por causa das eleições e da Copa do Mundo. “Já temos avaliações prévias dos três relatórios, vamos incluir também as contribuições da ASSECOR”, falou. Duvanier assumiu o compromisso de promover rodas de negociação ainda no mês de fevereiro.  O secretário comprometeu-se em chamar primeiro os dirigentes dos órgãos e depois as lideranças sindicais.  “Nosso encaminhamento é para fazer rodas de debate sobre os relatórios dos grupos. Vamos agendar para primeira semana depois do recesso de carnaval”, definiu. Ele destacou que existem algumas questões que precisam ser mais aprofundadas. “Vamos trabalhar melhor naquilo que traz qualquer tipo de polêmica”. Segundo o secretário, a idéia é finalizar os trabalhos e encaminhar as proposta ao Congresso Nacional no início do mês de abril. Paiva entendeu como positiva a iniciativa das entidades representativas de trabalharem em conjunto. “ É importante a articulação dos sindicatos”.

O primeiro a falar em nome dos servidores foi o presidente do SINDTBACEN, Antônio Maranhão, que fez um breve histórico das atividades desenvolvidas pelas entidades do BC e das promovidas em conjunto com outros sindicatos. “Nós viemos passar esse relato e para saber como devemos agir para acelerar o processo”, explicou. “Nós queremos trabalhar juntos para, até março, concluir os trabalhos”, afirmou. Ele informou que os representantes dos servidores já foram recebidos pelos secretários da CGU e que um encontro foi agendado com o BC, faltando somente a STN.


O presidente da UNACON SINDICAL, Carlos Alberto Pio, mais uma vez foi taxativo quanto à necessidade de rever os vencimentos dos técnicos e analistas, devido às perdas acumuladas. Pio defendeu a idéia de que haja uma única tabela, baseada na que foi apresentada pelos servidores do Banco Central. Defendeu que a tabela tenha vigência até o próximo governo.   Ele também cobrou uma solução urgente para o problema da contagem do tempo de serviço dos servidores da Carreira de Finanças e Controle, com a mesma metodologia empregada na Carreira de Orçamento. “Quem desempenhou função em outra empresa pública não tem computado esse tempo para aposentadoria. Nós queremos que isso seja corrigido o quanto antes”. O presidente finalizou fazendo um pedido ao secretário, que houvesse um convite aos dirigentes dos órgãos envolvidos no trabalho de reestruturação, o que daria maior rapidez.

O último tema da reunião foi o convênio com a TERRACAP. O presidente da ASSECOR, Antônio Magalhães, enfatizou a necessidade de uma parceria para que os servidores federais, principalmente os que moram em Brasília, possam comprar um imóvel no Distrito Federal. “É preciso criar esse tipo de mecanismo para facilitar a compra para os servidores federais, milhares deles serão beneficiados”, garantiu. Ele frisou que iniciativas semelhantes já acontecem. “Agora mesmo, está sendo criada a Cidade dos Servidores do GDF, que fica próxima ao Guará”.

De acordo com a SRH, o convênio ainda não foi assinado porque faltava uma certidão negativa, mas que o problema já estava sendo solucionado.

Participaram da Reunião, além dos citados, Marcela Tapajós (SRH), Márcia Uchôa (UNACON SINDICAL), Sérgio Belsito (SINAL), Niraldo Eccard (SINDSEP/DF), Gilmar Lang (SINDSEP/DF), João Porto (BC).

 Veja a tabela salarial apresentada pelo Banco Central