Lideranças sindicais reunidas com Geraldo Magela para pedir apoio

O deputado Federal, Geraldo Magela (PT/DF), abriu as portas do gabinete (22/01) para receber comitiva formada pelos representantes sindicais das carreiras da Controladoria-Geral da União, Banco Central e Secretaria do Tesouro Nacional justamente quando anunciou intenção de participar das prévias do Partido dos Trabalhadores que indicará  candidato do PT ao Governo do Distrito Federal.

A avaliação feita pelo presidente da UNACON SINDICAL, Carlos Alberto Pio, aponta para resultado positivo, justificado pelas afirmações do deputado comprometendo-se em colaborar com pedido dos trabalhadores. “O Magela entende nossa reivindicação e sabe que é justa. Ele apenas pediu cautela na hora de negociar salário, para que não haja nenhum impedimento da Lei de Diretrizes Orçamentária, que proíbe qualquer impacto financeiro de projetos não apresentados até agosto do ano passado”, explicou. “Contudo, dissemos que o assunto não pode ser colocado de lado, porque queremos nova tabela salarial em 2010”, falou.


A reunião começou por volta das 18h00 em clima de descontração, que ficou claro com a resposta de Magela ao ser chamado de governador. “Olha, continua chamando que pode pegar”, brincou. O deputado ouviu as reivindicações dos sindicalistas que lutam pela reestruturação das carreiras do BC, CGU, STN e do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão.

 
O primeiro a falar em nome dos servidores foi o presidente do SINDTBACEN, Antônio Maranhão. O sindicalista explanou quais eram os objetivos e como estavam sendo conduzidos trabalhos e articulações dentro dos órgãos e da Secretaria de Recursos Humanos. Maranhão pediu ajuda ao deputado para acelerar encaminhamento do projeto. “Nós precisamos que chegue ao Congresso ainda no mês de março”, disse. “Não vamos fazer cavalos de batalhas, se houver algum empecilho devido às negociações salariais, nós estamos dispostos a deixar a implantação da tabela para o próximo ano”, adiantou.

Geraldo Magela comentou que não vê grandes problemas na solicitação dos servidores, apenas pediu prudência às lideranças ao repassar as informações às bases. “Eu estou falando mais como sindicalista; acho que não devem ser criadas expectativas demais, porque é um ano complicado devido aos prazos. Contudo, acho que não há grandes problemas”, analisou. “Eu vou manter primeiro contado com o pessoal da SRH para ver como anda o trâmite, se tiver algum problema, posso tentar dar maior rapidez”.

Os sindicalistas saíram satisfeitos e continuam o trabalho de agendamento de reuniões  com outras autoridades.

O presidente do SINAL, Sérgio da Luz Belsito, a secretária-geral da UNACON, Márcia Uchôa  e os representantes do SINDISEP/DF, Niraldo Luiz Eccard, Gilmar Luis Lang e do SINDTBACEN, João Porto estiveram presentes à reunião.