Corrida comemora o dia Mundial de Combate à Corrupção

Faça sua inscrição no site www.venceremosacorrupcao.net.br

Para mobilizar a sociedade contra a corrupção, entidades não governamentais vão realizar evento esportivo e comemorativo ao dia de combate ao crime


Com informações: Fonacate/Correio Braziliense
 
 
 
     Com objetivo de fortalecer a luta contra a corrupção no Brasil e comemorar o Dia Mundial de Combate à Corrupção – 9 de dezembro -, será realizada em Brasília, no domingo dia 12 de dezembro,  a 1ª Corrida contra a Corrupção. O evento terá largada e chegada na Esplanada dos Ministérios e pretende deixar marcada a necessidade da união de todos contra a corrupção.

     A corrida é uma realização das Organizações Não Governamentais: Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral – MCCE (entidade que mobilizou a sociedade para assinar o manifesto que resultou na Lei da Ficha Limpa), Associação Contas Abertas (entidade que criou o índice que mede o grau de transparência pública no governo federal e estaduais), Instituto de Fiscalização e Controle-IFC (entidade que capacitou aproximadamente 200 ONG´s, em todo o Brasil, para fiscalizar o recurso público) e a Comunidade de Inteligência Policial e Análise Evidencial – CIPAE (entidade que capacita servidores públicos para combater a criminalidades, especialmente a corrupção) em parceria com várias outras entidades.

     Os participantes poderão optar pela participação da prova de 10km com largada na Esplanada dos Ministérios subindo até o Memorial JK e retornando à Esplanada para a bandeirada final, como também pela prova de 4Km que faz a volta na Rodoviária do Plano Piloto e retorna para a Esplanada e até mesmo a caminhada de 1,1km que visa reunir adultos e crianças em uma confraternização que tem por objetivo mostrar que a sociedade tem que continuar mobilizada para combater a corrupção em todos os níveis.

     O presidente da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco, destaca a importância do evento, pois pela primeira vez a data que foi criada pela ONU e chancelada por diversos países, entre eles o Brasil será comemorada fora dos gabinetes e irá para as ruas mostrar que a sociedade quer mudar o comportamento de alguns grupos, que consideram a corrupção uma característica do sistema.

     “Temos que mostrar para as pessoas que elas são as responsáveis pelo combate a este mal e que só com o esforço social temos condições de aprovar leis como a da Ficha Limpa e a LC 131, que são dois marcos do combate à corrupção em 2010”, afirma Castelo Branco.

     A Corrida contra a Corrupção pretende se firmar como evento permanente de forma não competitiva, mas muito mais como um evento que visa reunir a sociedade de forma positiva em torno de um tema, que normalmente só apresenta coisas negativas nos noticiários da TV, jornais e rádios.

     A prova terá apoio de vários sindicatos e será organizada pelo Instituto Carmem de Oliveira com apoio da Federação Brasiliense de Atletismo.