Faça sua inscrição no site www.venceremosacorrupcao.net.br
Fonte: Correio Braziliense
Em dezembro, uma prova na Esplanada dos Ministérios terá como objetivo unir o esporte ao combate de um mal que assombra o Brasil
Pensando em pegar uma carona na febre das corridas de rua, as associações Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o Contas Abertas, o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e a Comunidade de Inteligência Policial e Análise Evidencial (Cipae) decidiram criar a sua própria prova. Até aí, nada de mais. O que chama atenção é que essa competição terá um motivo especial: a comemoração do Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9 de dezembro.
A primeira edição da Corrida Venceremos a Corrupção está marcada para o próximo dia 12, com largada às 9h, em frente ao Congresso Nacional. O percurso passa por toda a Esplanada dos Ministérios e faz a volta no Memorial JK. Haverá trajetos de 10km, 4km e, para quem não quiser correr, uma caminhada de 1,1km.
“Percebemos que no dia 9 de dezembro o que geralmente ocorre é que alguns órgãos do governo comemoram a data com solenidades, mas sem a participação da população”, ressalta Gil Guimarães, do portal Contas Abertas. “A ideia, então, era pegar um evento como a corrida, que atrai muita gente, e transformá-la em uma celebração envolvendo a quem realmente importa o combate à corrupção, no caso, a comunidade.”
A intenção da prova é conscientizar os atletas (haverá panfletos informativos nos kits ) sobre a importância de se combater a corrupção e o quanto é indispensável a ação direta da sociedade nesse assunto. Gil acredita que o mal é um fenômeno global e que dificilmente será erradicado. Mas afirma que é possível minimizá-lo se a luta for constante e a sociedade se envolver. “Os principais antídotos são a transparência e o controle social. E controle social nada mais é que a fiscalização da sociedade. As pessoas têm que se preocupar em quem elas votaram, no que eles estão fazendo e como eles estão fazendo”, ressalta. Para ele, a aprovação da Lei da Ficha Limpa e também da Lei Complementar 131, que obrigou a União a colocar as suas contas na Internet, são avanços importantes que comprovam que é possível frear a corrupção.
Saúde e consciência
Entre os corredores que já garantiram a inscrição na prova estão o ex-carateca Altamiro Cruz, mais conhecido como Didi, e a corredora de rua Elizabeth Carvalho Rodrigues. Altamiro, que já foi 18 vezes campeão brasileiro e venceu o pan-americano outras 14, não compete mais nos tatames. Porém, mantém a rotina de treinos e, vez ou outra, corre nas provas de fim de semana. No dia 12, a participação terá um gostinho especial para ele.
“O importante desse evento não é ganhar medalha, melhorar o tempo ou chegar em primeiro lugar. O mais legal é participar como cidadão mesmo e mostrar interesse pelo bem do país”, explica. Altamiro optou pela caminhada de 1,1km. “Quero levar meus filhos e minha família para todos participarem e entenderem a importância da mobilização”, justifica.
Enquanto Altamiro vai pela questão social, Elizabeth está pensando em unir o útil ao agradável. Atleta profissional desde 2004, ela afirma ter se interessado por ser uma prova inédita e um evento que ressalta uma luta importante para a população. “É uma ótima ideia. Ao mesmo tempo que você está lá correndo e fazendo um bem para a saúde, também está fazendo parte de uma coisa importante, que é o combate à corrupção. Achei interessante a corrida ter um tema.”
Serviço
1ª Corrida Venceremos a Corrupção
Data: 12 de dezembro
Horário: 9h
Local: Largada em frente ao Congresso Nacional
Percursos: 10km e 4km (para corrida) e 1,1km (para caminhada)
Valor: R$ 30 (por pessoa)
Como participar:
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Quiosque do Atleta, no Parque da Cidade, ou então pelo site www.venceremosacorrupcao.net.br. O kit do corredor inclui uma camiseta dry fit. Ao fim da prova, todos receberão medalhas de participação.
Saiba mais
Em uma corrida cujo objetivo é a luta contra a corrupção, nada mais justo que as contas da organização do evento estarem à disposição da população. Assim, cada um vai saber para onde vai o dinheiro pago com a inscrição. Por isso, todo o detalhamento dos gastos com estrutura, camisetas e outros estarão disponíveis no site da prova para que todos possam acompanhar.