Com informações do Sinal – 28/07/2011
As entidades que compõem o Ciclo de Gestão e o de Núcleo Financeiro (UNACON SINDICAL, SINAL, ASSECOR, SINDCVM, SINDSUSEP, AACE, AFIPEA, ANESP e SINTBACEN) reuniram-se anteontem (26), para avaliar as rodadas de negociação salarial conjunta. A avaliação geral é pessimista geral. Acredita-se que o governo dificilmente voltará atrás em relação ao reajuste linear, já que o seu objetivo é ganhar tempo. O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, de acordo com as avaliações, não quer ver as entidades unidas em torno de uma pauta comum e não tem simpatia em negociar com o Fórum de Entidades, inclusive por questões políticas.
Houve consenso de que as respectivas bases das entidades ali presentes ainda não estão mobilizadas para um grande embate com o governo.
Informações da área de orçamento confirmam a dificuldade política de se colocar recursos para os servidores, mesmo que seja para anos de 2011 e 2012, ainda que o Governo Federal “esteja nadando em dinheiro com a arrecadação recorde do semestre”, segundo avaliação do SINAL em seu site.
Um novo encontro com as entidades está agendado para a próxima terça-feira, dia 2 de agosto, mas sem horário definido, quando o secretário Duvanier Paiva aceitou receber as entidades. Na ocasião, os dois grupos apresentarão proposta de reajuste para 2011 e tabela remuneratória para 2012.