Governo promete analisar números

 Por Ascom/UNACON SINDICAL – 04/08/2011

Dificuldade orçamentária pode impossibilitar reajuste, mas secretário promete análise das propostas para o próximo encontro


     Buscando a aprovação da proposta de reajuste salarial para as cvarreiras do ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro, ainda para este ano, represetantes das categorias se reuniram novamente no dia 02/07, com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), Duvanier Paiva, para apresentar tabela contendo as propostas salariais discutidas pelo UNACON SINDICAL e entidades  como SINAL, ASSECOR, SINDCVM, SINDSUSEP, SINDSEP-DF, AACE, ANESP e SINTBACEN.

     Duvanier reiterou as dificuldades do governo em assumir tal gasto, pois o funcionalismo público possui uma pauta de R$ 40 milhões de reais. O secretário, também, trouxe para a discussão os números relativos aos aumentos dessas categorias desde o primeiro ano do governo Lula, tanto para técnico quanto para analista que totalizam 116,5% e 134,1% de aumento real com desconto da infalção, respectivamente.

     Diante dos valores, os presentes pediram ao secretário que estes fossem analisados com mais cautela, pois não correspondiam à realidade do quadro, pois deveriam ser levadas em conta as incorporações feitas aos subsídios, tal como as gratificações e suas reduções. Segundo o presidente do UNACON SINDICAL, Carlos Pio, os números são claros, mas existem pessoas na carreira que ainda não receberam qualquer tipo de aumento. “Acréscimo na tabela é uma coisa, na despesa do governo é outra”, afirma.

     Em contrapartida, o secretário afirmou que o governo gastou R$ 38 bilhões de reais em reajustes salariais e pdeiu que houvesse compreensão, por parte das entidades, diante do momento de dificuldade do governo que, segundo ele, sofre uma restrição severa do ponto de vista orçamentário. Porém ele disse que todas as reivindicações serão levadas em conta, “vou analisar todos os números”, finaliza.

     Ao final da reunião, os representantes do UNACON SINDICAL, SINAL, ASSECOR E SITBACEN cobraram de Duvanier Paiva o envio da proposta de reestruturação das carreiras (NS para TFC). O secretário informou que até o final de agosto o projeto será enviado ao Congresso, contemplando as carreiras. Antes, porém, entrará em contato com os dirigentes dos órgãos para informar o teor do que será enviado.

     A pedido das entidades, quanto ao prazo de resposta das reivindicações, o secretário agendou novo encontro onde as forças sindicais esperam uma contraproposta, por parte do governo, ao apresentado anteontem (2). O encontro será no dia 11/08 (quinta-feira), às 11 horas, na sede da SRH/MPOG.

     Participaram da reunião em nome do UNACON SINDICAL: Carlos Pio, Emerson Brandão, Marcia Uchoa e Rudinei Marques.