Mudança repentina de ponto facultativo demonstra desrespeito ao servidor e ao cidadão.

O UNACON Sindical repudia a edição da Portaria MPOG/SE nº 870, de 24/10/11, que altera para o dia 14/11 o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, que estava marcado para a próxima sexta-feira, 28/10, desde a publicação da Portaria MPOG/SE nº 735, de 01/12/10.

Dada a previsão do ponto facultativo há quase um ano, os órgãos públicos federais têm informado aos cidadãos e servidores que não haverá atendimento ao público no dia 28/10, e que haverá expediente normal em 14/11. Isso influenciou em uma série de decisões e custos incorridos por cidadãos e servidores, dentre os quais a marcação de consultas médicas, reservas de passagens e hospedagem, etc.


Assim, cidadãos e servidores já fizeram suas programações com base nas informações públicas disponíveis desde dezembro de 2010, e a mudança repentina configura uma demonstração de desrespeito ao servidor e ao cidadão.

A Portaria constitui-se, assim, num péssimo exemplo de planejamento e gestão; origina-se, ironicamente, do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão! Esperamos, portanto, a revogação imediata da Portaria MPOG/SE nº 870.

Rudinei Marques
Presidente do UNACON Sindical