Entidades preparam mobilização nacional

Em reunião realizada nesta terça-feira, 19, na sede do UNACON Sindical, as entidades que representam os servidores do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro avaliaram o cenário relativo à campanha salarial de 2012. Foi consenso que desde a última negociação salarial (2008) o poder de compra dos servidores sofreu uma perda próxima aos 20%.
 
Avaliou-se, ainda, que, com o discurso de crise externa, o governo federal ganhou tempo e protelou a negociação salarial, cujos efeitos financeiros, se não houver pressão dos servidores, ocorrerão apenas em 2013. Além disso, vários fatores evidenciam não haver garantias de reajuste salarial, o que torna a mobilização uma necessidade.
 
As entidades mantiverem a última proposta apresentada ao governo, baseada no subsídio do topo do Executivo, com antecipação de parcela para 2012. Também ficou definido um calendário de ações para fomentar a mobilização de base e forçar o início das negociações. Serão produzidos, ainda, estudos técnicos que justifiquem a proposta salarial apresentada pelas entidades.
 
Estiveram presentes, representando o UNACON Sindical, Rudinei Marques, Márcia Uchôa, Filipe Leão, Júlio Possas e Daniel Lara. A próxima reunião ocorrerá em 14/02/12.