Na tarde desta quarta-feira, 8, Rudinei Marques e Filipe Leão, representando o UNACON Sindical, juntamente com dirigentes do SINAL, SINTBACEN e ASSECOR, estiveram reunidos, na Câmara, com o Deputado Federal Ronaldo Nogueira (PTB/RS), Relator do PL nº 2203/11, que trata, dentre outros temas, da reestruturação da carreira Finanças e Controle.
Marques alertou o Deputado que o Projeto ficou bem aquém das expectativas dos servidores da Controladoria-Geral da União e da Secretaria do Tesouro Nacional, que depois de quase quatro anos discutindo o assunto, por meio de grupos de trabalhos instituídos em ambas as casas, esperavam uma definição mais precisa das atribuições exercidas pelos cargos de AFC e TFC, uma vez que a portaria de atribuições dos mesmos já conta com mais de vinte anos de defasagem.
Filipe Leão afirmou que não faz sentido que carreiras típicas de estado, em que todos os cargos percebem subsídio, como as ali representadas, ainda se debatam com questões básicas a resolver, a exemplo de atribuições e escolaridade para ingresso. Acrescentou, ainda, que o sindicato está lutando pela adequação das denominações de ambos os cargos às atividades efetivamente desempenhadas pelos servidores.
Do encontro, restou o compromisso do parlamentar em continuar o diálogo com as entidades sindicais, ampliando-o aos setores de governo encarregados do tema, e a proposta de um encontro específico com o Ministério do Planejamento e a Casa Civil para buscar um entendimento unívoco do Governo Federal sobre a matéria.