Secretário da SRT apresentado aos sindicatos

Em reunião ocorrida nesta tarde, 7 de março, a partir das 14 h, o novo Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Mendonça, foi apresentado para cerca de meia centena de entidades sindicais, federativas e confederativas de servidores federais, todas na expectativa da retomada das negociações salariais. De concreto, nada foi apresentado aos dirigentes, nem a parcela de orçamento reservada aos reajustes, nem qualquer percentual de reposição das perdas. Além disso, o Secretário-Executivo Adjunto do MP, Valter Correia da Silva, disse que o Governo quer pactuar um novo calendário, pois agora considera que as eleições municipais não afetarão as negociações: “nosso prazo é o de 31 de agosto”, sentenciou.

Rudinei Marques, presidente do UNACON Sindical, ao saudar o novo Secretário, não deixou de ser duro nas críticas: “A maioria dos dirigentes aqui presentes não só votou, mas também trabalhou pela eleição dos presidentes Lula e Dilma. Logo, foi grande nossa decepção com a forma falaciosa e pouco democrática com que o Governo encaminhou o PL 1992/07, acabando com o regime de solidariedade e apostando na lógica egoísta do capital. Esse Projeto fragiliza o serviço público como um todo. Dificilmente o Governo vai resgatar essa quebra de confiança junto aos servidores. Será preciso acelerar, sobretudo nas negociações salariais, paradas desde 2010”. “As oficinas citadas tem de ser efetivas, pois estamos cansados de debates pouco resolutivos”, concluiu o dirigente.


Encerrada a fala dos dirigentes sindicais, passou-se, às 18 h, à segunda etapa da reunião, somente com entidades pertencentes ao Fórum dos Servidores Federais, do qual o UNACON Sindical também faz parte. Nesse momento, os dirigentes cobraram a imediata retomada das negociações, com o que assentiu o novo Secretário, marcando-se uma primeira rodada para debater a política salarial para a próxima quarta-feira, às 10h, quando então será definido o calendário de negociações.

Pelo UNACON Sindical esteve presente, também, a vice-presidente Márcia Uchôa.