“Elaborar lei orgânica nacional visando fortalecer os órgãos de controle interno, conferindo-lhes autonomia orçamentária e independência funcional“, foi uma das propostas mais votadas na 1ª Conferência Distrital, e agora segue para a última etapa da Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, que ocorrerá em Brasília entre os dias 18 a 20 de maio de 2012.
A proposta foi apresentada pelos membros da Diretoria Executiva Nacional do UNACON Sindical, Rudinei Marques, Filipe Leão e Roberto Kodama, na conferência realizada nos dias 9 e 10 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Foi uma das 5 propostas mais votadas dentre 260 priorizadas nas etapas regionais anteriores.
Na ocasião, o presidente do UNACON Sindical, Rudinei Marques, foi eleito para representar o Distrito Federal na etapa nacional da 1ª CONSOCIAL, disputando vaga com outros 337 Delegados da Sociedade Civil. “Esse é um momento histórico, pois significa a recuperação do protagonismo do nosso sindicato junto aos movimentos sociais que lutam por um país melhor, mais ético e transparente”, comentou o dirigente ao encerramento do evento.