Sindicatos cobram celeridade

Cerca de duas dezenas de entidades de classe, representantes de carreiras Típicas de Estado, subscreveram documentos conjuntos cobrando audiências específicas visando acelerar as negociações salariais, visto que até o momento nenhuma proposta concreta foi apresentada pelo Governo Federal.

As Cartas Conjuntas, endereçadas à Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, e ao Secretário de Relações de Trabalho, cuja elaboração e encaminhamento ficaram a cargo do UNACON Sindical, já foram protocoladas, quando houve a sinalização de uma primeira reunião para a próxima semana.


A seguir, o conteúdo da Carta Conjunta 01/2012, encaminhada à Min. Miriam Belchior:

“As entidades signatárias da presente Carta, representantes de carreiras Típicas de Estado, vêm a Vossa Excelência solicitar a realização imediata de audiência para tratar da recomposição salarial das respectivas categoriais. Temos compartilhado esforços para o crescimento econômico, o respeito aos direitos trabalhistas, a redução da pobreza, o combate à corrupção e à sonegação, bem como para a construção de uma agenda de longo prazo para o Brasil. Os servidores dessas carreiras têm atuado de forma responsável e consciente em prol do desenvolvimento econômico e da justiça social.

Acreditamos que essa sintonia entre o projeto político do Governo Federal e as atribuições dos servidores por nós representados tem carecido da respectiva valorização na estrutura dos planos de carreira do Poder Executivo. Logo, a retomada das negociações salariais é fundamental para que esses servidores tenham um horizonte de reposição das perdas inflacionárias acumuladas desde as últimas negociações, assegurando-lhes um ambiente propício ao desempenho de suas atividades.”