O UNACON Sindical realizou nova Assembleia Geral na tarde desta terça-feira, 10, no Tesouro Nacional. O sentimento geral foi de revolta pelas recusas constantes da Casa em estabelecer um canal de diálogo. “Já realizamos assembleias nos dias 8 e 27 de março, que lotaram o Hall do Anexo do Ministério da Fazenda, mas nem isso sensibilizou os dirigentes do Órgão a darem explicações relativas às graves denúncias veiculadas na mídia desde o mês de janeiro”, relatou um dos servidores presentes.
No início da reunião, foram citadas as reivindicações encaminhadas ao Secretário Arno Augustin, mas ignoradas até o momento: 1) Alterações dos normativos relativos ao acesso aos Conselhos Fiscais e de Administração; 2) Abertura de processo de mobilidade interna; 3) Eliminação das vedações ao exercício do magistério; 4) Diálogo com os servidores; 5) Maior empenho na reestruturação da carreira; 6) Maior transparência da Administração; 7) Reversão das proibições à licença para capacitação; 8) Melhorias na infraestrutura do prédio; 9) Flexibilização na forma de cumprimento da jornada de trabalho.
Para o presidente do UNACON Sindical, Rudinei Marques, administradores que se negam a dialogar com servidores não têm condições morais de permanecer à frente de um Órgão tão respeitado quanto a STN. “Os servidores do Tesouro, responsáveis pela administração financeira da União e, em grande medida, pela estabilidade econômica e pelo equilíbrio fiscal do país, não podem ser ignorados dessa maneira”, bradou o dirigente.
Como deliberações unânimes, foram aprovados os seguintes encaminhamentos: 1) representações à Corregedoria-Geral da União e ao Ministério Público, buscando disciplinar a ocupação dos Conselhos Fiscais e de Administração, com observância do teto constitucional; 2) paralisação na próxima terça-feira, 17 de abril, no turno da tarde.
Ao final da Assembleia, os dirigentes foram recebidos pelo Chefe de Gabinete do Secretário Arno Augustin, Lindemberg Bezerra, a quem deram ciência das deliberações da categoria e cobraram, uma vez mais, audiência com o Secretário.