Entidades de classe de carreiras típicas de Estado (AACE, ADPF, AFIPEA, ANADEF, ANESP, APCF, ANFIP, ASSECOR, FENADEPOL, FORUM DA ADVOCACIA PÚBLICA FEDERAL, SINAIT, SINAL, SINDIFISCO, SINDSUSEP, SINTBACEN, SINDCVM e UNAFE) reuniram-se na manhã desta quarta-feira, na sede do UNACON Sindical, visando unir forças pelo reajuste salarial e para debater estratégias para as negociações com o Governo Federal, que começam hoje.
Inicialmente, houve avaliação positiva quanto à mobilização das últimas semanas, que atingiram seu primeiro objetivo de instalação das mesas setoriais. Foram ratificados os eixos da ação conjunta no que se refere à mobilização, divulgação e trabalho parlamentar, preservando-se as especificidades de cada carreira.
Foi consenso entre os presentes que até 31 de maio os acordos referentes às negociações salariais em curso deverão estão formalizados, sob pena de inviabilizar o poder de pressão das categorias, caso se aceitassem os prazos apresentados pelo Governo.
Foram aprovados os encaminhamentos de realização de um ato público conjunto no dia 3 de maio em São Paulo e, ainda, a realização de assembleias em todo o país no dia 9 de maio para deliberar sobre possível paralisação de advertência em 17 de maio.