O UNACON Sindical, por decisão de seu conselho deliberativo nacional, acompanhou todas as etapas da I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle – CONSOCIAL, apresentando propostas, realizando conferências e elegendo delegados. Sem relação de abaliedade com a CGU, promotora do evento, a entidade aproveitou a oportunidade para fortalecer a atuação da sociedade civil na Conferência.
Ao longo dos últimos meses, o Sindicato estreitou laços e buscou apoio dos delegados eleitos para a etapa nacional, especialmente aqueles do Distrito Federal. Graças a essa articulação, a maioria das propostas defendidas pela entidade ficou entre as mais bem votadas do evento. Duas delas, a 196 e a 198, que tratam especificamente do fortalecimento dos órgão de controle, ficaram entre as 5 mais bem votadas do país.
Para o presidente do UNACON Sindical, Rudinei Marques, o resultado coroa de êxito o esforço da entidade. “Assim como os organizadores da Conferência, não descansamos nestes últimos três dias. Lutamos até o fim para que nossas propostas fossem priorizadas. E conseguimos! Agora, inicia-se uma nova etapa, na qual buscaremos converter em políticas públicas e transformar em lei as diretrizes do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social”, comemorou o dirigente.
Reafirmando sua confiança no trabalho da Controladoria-Geral da União e na importância da I CONSOCIAL para o futuro do país, o UNACON Sindical patrocinou a programação cultural do evento.
Conheça o resultado final da priorização eletrônica: Relatório Final