Na manhã desta terça-feira, 5, as entidades que integram a União pela Valorização do Serviço Público reuniram-se em caráter emergencial, na sede do SINDIFISCO, para avaliar a mobilização do 2º Dia Nacional de Advertência e definir novas ações. Para os dirigentes, ficou claro na última reunião com a SRT, de 1º de junho, que o Governo retomou o discurso da restrição fiscal, e está utilizando a crise europeia e a retração do PIB brasileiro como desculpas para não conceder reajustes sequer em 2013.
Para o presidente do UNACON Sindical, Rudinei Marques, esse discurso não faz sentido, pois números do próprio governo demonstram que o superávit acumulado nos últimos 12 meses representa o maior montante histórico. Além disso, citou o declínio constante dos gastos de pessoal em relação ao PIB, o que vem se acentuando com o congelamento salarial dos servidores.
Os dirigentes avaliaram ser necessário reforçar o contato com as bases, apresentando a situação real, de declínio do poder aquisitivo, que poderá perdurar até 2017, se não houver pressão capaz de reverter o discurso oficial. Foi comentado, ainda, que nas rodadas de negociação marcadas para a próxima semana a SRT não deverá trazer propostas, da mesma forma que as reuniões do mês de abril e maio.
Em síntese, houve consenso de que a mobilização deverá caminhar para uma greve ampla das categorias em questão, sem o que talvez os servidores fiquem sem reajuste ainda por vários anos. Como encaminhamento, haverá reforço do papel do Comitê de Mobilização, que deverá circular mais entre as carreiras representadas, e será reforçado o contato com parlamentares. UNACON Sindical e UNAFE ficaram encarregados de preparar documento a ser entregue ao líder do Governo na Câmara, Dep. Arlindo Chignalia (PT/SP).
Ficou marcada nova reunião para quarta-feira, 6 de junho, na sede do UNACON Sindical, para detalhar as novas ações da mobilização conjunta. Na reunião, integraram-se ao grupo a ANER, que representa carreiras das Agências Reguladoras, e a AOFI, Associação Nacional dos Oficiais de Inteligência.