Sem acordo, Categorias Reforçam Mobilização

Dirigentes das associações e sindicatos que integram a União das Entidades Representativas das Carreiras de Estado reuniram-se na manhã desta sexta-feira para avaliar as últimas reuniões com a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento e para decidir os próximos passos da mobilização conjunta. O presidente do UNACON Sindical, Rudinei Marques, assim sintetizou o cenário das negociações: “Desde o início deste ano estamos conversando com a SRT, sem qualquer avanço. O Governo está nos empurrando para a greve”.

 


Os dirigentes consideraram que a criação da SRT, no início de 2012, reduziu o poder da Secretaria, que hoje não dispõe de qualquer alçada decisória. Avaliaram, ainda, que o governo recuou em relação à MP 568, devido à pressão dos médicos e, também, cedeu aos professores federais em greve. Logo, consideraram fundamental a intensificação da luta, sem o que temem ficar sem reajuste pelo terceiro ano consecutivo.

 

Durante o encontro, foram aprovadas a elaboração de cartas conjuntas à presidente Dilma Rousseff, para registrar a insatisfação dos servidores e destacar que, caso o Governo permaneça intransigente, não haverá alternativa além da greve. O segundo documento será enviado às categorias, com o objetivo de fomentar a participação nas atividades programadas para as próximas semanas, como as assembleias da próxima segunda-feira e o ato conjunto do dia 28 de junho, às 14h, em frente ao bloco “k” do Ministério do Planejamento.

 

Participaram também da reunião os membros do Comando Nacional de Mobilização do UNACON Sindical Estevam Henrique Barbosa (PA), Carlos Renato Leite (RS) e Carlos Gil Rodrigues (RJ).