Forte adesão marca dia de paralisação na STN

Saldo positivo para a mobilização de Analistas e Técnicos de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Mais de 200 servidores reuniram-se em paralisação realizada na tarde desta terça-feira, 10. Na condução das atividades, Rudinei Marques, presidente do UNACON Sindical, e Júlio Possas, diretor de Comunicação Social, ressaltaram a necessidade de intensificar a pressão durante o mês de julho, com possível decretação de greve por tempo indeterminado na primeira semana de agosto, caso o Governo não apresente proposta até o fim deste mês.

“Estamos diante de um cenário complexo. O Governo com o discurso de restrição fiscal, de crise internacional e de que vai jogar duro com os servidores. Mas, como não existe conquista sem luta, precisamos resistir e ir em frente. Não podemos aceitar passivamente a corrosão salarial e este descaso com os servidores. Já fizemos 12 reuniões com o Planejamento sem qualquer avanço”, sintetiza Marques.


Analistas e Técnicos tomaram a palavra, durante o ato, para saudar a atuação do Sindicato e sugerir ações como a realização de “arrastões” em todas as salas. Propostas de campanhas de doação de sangue, como forma de paralisação sem corte de ponto, também foram aventadas. “Nossa mobilização já é vitoriosa! Ontem realizamos reunião com os Gerentes, hoje com os Coordenadores, e daqui a pouco com os Subsecretários. Os servidores estão conscientes da necessidade de brigar pelo reajuste. Hoje, inclusive, aumentou o número de filiados presentes”, diz Júlio Possas, em referência a cinco servidores que preencheram a ficha de filiação durante a atividade. 

Foi escolhida comissão de servidores para reunir-se com os Subsecretários, em busca apoio às reivindicações e de interseção no agendamento de encontro com o Secretário Arno Augustin. Depois da caminhada que percorreu as salas do Tesouro, mais de 200 servidores aguardaram no corredor do primeiro andar, enquanto ocorria a conversa com os Subsecretários Líscio Fábio de Brasil Camargo, de Assuntos Corporativos, Paulo Fontoura Valle, da Dívida Pública, e Gilvan da Silva Dantas, de Contabilidade Pública. Líscio Camargo, falando em nome dos gestores, comprometeu-se a tentar agendamento com o Secretário Arno.

Por fim, nova manifestação foi marcada para a próxima quinta-feira, 12, a partir das 14 h.