Grande adesão marca paralisação no Órgão de Controle

Na tarde desta terça-feira, 17, mais de 250 servidores da Controladoria-Geral da União no Distrito Federal (CGU-DF) participaram das atividades convocadas pelo Unacon Sindical em protesto contra à protelação das negociações salariais. Com a realização de apitaço e arrastão nas salas, dirigentes sindicais e servidores percorreram os dez andares do edifício Darcy Ribeiro, visando total adesão ao movimento. Às 15h o auditório estava completamente lotado e todas as cadeiras ocupadas. Boa parte dos servidores teve que acompanhar o ato em pé.


Segundo Filipe Leão, diretor do Sindicato a atividade marca um momento especial na participação dos servidores na campanha salarial. “Nossa carreira tem os números nas mãos. Sabemos que há espaço para concessão de reajustes, sem comprometermos o equilíbrio fiscal. O governo precisa apresentar uma proposta que mantenha nossa carreira atrativa e possamos continuar prestando um serviço público de excelência”, comenta Leão.

Para Edward Borba, é necessário agregar ao debate salarial propostas que incrementem a qualidade de vida dos servidores, a exemplo do horário flexível, processo de remoção, dentre outras. Alguns manifestantes sugeriram a divulgação das atividades da CGU junto à sociedade e à imprensa, que ainda desconhecem as funções do Órgão de Controle.

Durante a atividade, foi aprovado indicativo de participar da solenidade do sorteio público de municípios que ocorrerá no dia 23 de julho visando demonstrar a insatisfação da categoria com o tratamento que vem recebendo do Governo Federal. O Unacon Sindical colocará à disposição dos interessados toda a logística para participação do evento.