Reunião emergencial com o Planejamento fixa prazo de resposta

Em nova reunião com a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, ocorrida na noite de quarta-feira, 8 de agosto, intermediada pela Deputada Federal Marina Sant’ana (PT/GO), motivada pelo grande ato público que as carreiras de Estado realizaram em frente ao Planejamento, com caminhada até o Palácio do Planalto. O Secretário Sérgio Mendonça fixou prazo definitivo para apresentação de resposta à pauta salarial dos servidores.

A Deputada Marina Sant’ana (na foto, de casaco marrom) comentou o encontro de algumas semanas atrás entre a bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara e a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, onde os parlamentares externaram sua preocupação em acelerar uma resposta aos servidores, pondo fim, desta forma, à onda de greves que varre o país.

Rosângela Rassy, presidente do Sinait, falando pelo grupo, introduziu a preocupação geral dos dirigentes com o fechamento da janela orçamentária, e comentou que grande parte das categorias já está paralisada ou tem indicativo de greve para as próximas semanas. Cobrou uma resposta definitiva do Governo, uma vez que as bases, que têm demonstrado disposição de acirramento, também pressionam os dirigentes sindicais. Só nesta semana, ocorreram paralisações na Receita Federal, CGU, Polícia Federal, Tesouro Nacional, Banco Central, Agências Reguladoras, o que pode evoluir para uma greve por tempo indeterminado das carreiras de Estado.

Ségio Mendonça, por sua vez, disse que todos perdem com o conflito que está instalado. Comentou estar acompanhando de perto as greves e saber dos problemas que acarretam à sociedade. Por fim, disse que governo ainda está fechando o orçamento, mas que dará uma resposta definitiva às carreiras de Estado até o dia 17 de agosto, levantando a possibilidade de realizar uma única reunião de todas as mesas setoriais