Mais de 98% rejeitam proposta do governo

Mais de 98% dos servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) do Distrito Federal e dos estados votaram pela rejeição da proposta de reajuste salarial que o governo apresentou na semana passada. O resultado foi apurado em assembleia nacional realizada pelo Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) na nesta quinta-feira, 23 de agosto. É consenso entre a carreira que o parcelamento de 5% nos anos de 2013, 2014 e 2015 – iniciando a implementação em janeiro – irá engessar as negociações nos próximos três anos. O interesse dos servidores é pela melhora da proposta na reunião que será realizada com o governo neste sábado, 25 de agosto.

No Distrito Federal, 96% dos servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da CGU-DF se mostraram dispostos a pleitear nova proposta.

Nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins a rejeição foi unânime. Menos de 10% dos servidores do Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, aprovaram a proposta. João Augusto Calzado Gomes, delegado sindical da CGU de Rondônia explica. “Os colegas que votaram pelo ‘sim’, o fizeram com a condição que o governo acrescente algo mais, como o reenquadramento de padrões e o aumento dos auxílios alimentação, saúde e creche. Mas são expressamente contra a proposta de 5% ao ano, e acreditam que há margem para melhorar a negociação”, conta Calzado.

Veja, abaixo, as fotos das assembleias realizadas no Distrito Federal e nos estados.