Sindicato define eixo central do Congresso

Qualidade do gasto público. Este será o tema central do II Congresso da carreira de Finanças e Controle (II Conacon), que será realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), no Distrito Federal. Os servidores da carreira irão pautar os debates e oficinas temáticas na utilização dos recursos públicos da União.

As competências da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Controladoria-Geral da União (CGU) serão os pontos de partida para os debates do II Conacon. A primeira, na parte de gerenciamento e planejamento desse gasto; a segunda, no combate à corrupção e ao desperdício, por meio de auditorias e fiscalizações.

“O planejamento, a coordenação e a execução das políticas fiscais, bem como o gerenciamento da dívida pública, são atribuições do Tesouro que refletem diretamente na qualidade do gasto público”, destaca Júlio Possas, diretor do Sindicato e gerente da Coordenação-Geral de Operações de Créditos de Estados e Municípios da STN.

A discussão sobre o papel estratégico da carreira de Finanças e Controle e o posicionamento frente às demais carreiras do serviço público também irá fazer parte do Congresso. Os rumos da relação intersindical, o fortalecimento da atuação parlamentar e a contribuição da categoria para o aprimoramento do processo democrático serão outros pontos de destaque no evento.

Participação

As representações regionais da CGU irão eleger Delegados Congressuais, conforme o número de associados. Mas a participação por meio de textos-base para subsidiar os debates que irão conduzir as oficinas temáticas poderá ser realizada por todos os servidores que tiverem interesse. Em Brasília, servidores do Tesouro e da CGU-DF também irão escolher seus representantes.

 

Confira aqui o regimento interno do II Congresso