Depois de oito meses de campanha salarial dos servidores federais, o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) retoma suas atividades. Em reunião do Conselho Deliberativo realizada na tarde desta terça-feira, 11 de setembro, no Hotel Nacional, foram debatidos diversos assuntos. Também foi aprovada moção de apoio à União das Carreiras de Estado (UCE), que, na visão geral, desempenhou papel decisivo no enfrentamento da política de restrição fiscal do governo.
A retomada da reforma estatutária do Fórum e a necessidade de estabelecer um planejamento estratégico foram itens de consenso. O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) foi representado pelo presidente da entidade, Rudinei Marques.
Para Marques, deve-se aproveitar a sinergia gerada na UCE para revitaliar o Fonacate. “Precisamos atuar firmemente em ações específicas de interesse comum das carreiras de Estado, como a Lei de Greve, a Convenção nº 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que estabelece o princípio da negociação coletiva para os trabalhadores do setor público, e a definição de uma política permanente de remuneração para o funcionalismo”, afirma.
Também foi consenso a necessidade de empreender ações que possam destacar o papel das carreiras de Estado no fortalecimento da democracia, ao contrário do que governo e imprensa tentaram fazer nos últimos meses. “O cidadão comprou um discurso falso. Temos o dever de reverter esse quadro e recompor nossa imagem junto à opinião pública”, pontua Rafael Marques, presidente da Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE).
Por fim, marcou-se para a próxima semana reunião ampliada da diretoria e Comissão de Reforma Estatutária, da qual o UNACON Sindical faz parte. Na ocasião, terão início os trabalhos de planejamento estratégico do Fórum.