Aprovados reivindicam convocação em concurso

Os aprovados no último concurso da Controladoria-Geral da União (CGU), que não ficaram entre os 259 candidatos chamados para o curso de formação, reivindicam a nomeação de 100% dos excedentes. Membros de um núcleo de discussão criado só para os aprovados no concurso se reuniram nessa quarta-feira, 24 de outubro, para discutir a possibilidade legal dessa demanda. Esta foi a primeira reunião do grupo.

Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, esteve presente no encontro e saudou a iniciativa do grupo. “O sindicato defende integralmente o pleito. Já tínhamos adiantado esta pauta com o secretário executivo da CGU. Temos uma carência muito grande de pessoal. Se, por um lado, isso acarreta a sobrecarga trabalho, por outro impede o aprimoramento da prevenção do combate à corrupção. O Órgão assumiu muitas funções nos últimos 10 anos. Isso explica, em parte, o porquê da evasão ser muito maior do que o número de ingressos”, explica Marques.

Ainda no encontro, os candidatos estabeleceram como uma das prioridades da pauta a centralização da comunicação. “Ainda há gente que não conhece o grupo de e-mails e que frequenta só o fórum do Correioweb ou só o Fórum Concurseiros. Ficou decidido que o grupo de e-mails do google será o meio de comunicação oficial, pela facilidade e maior alcance”, registra o relato do encontro, publicado no blog do grupo. 

De comum acordo com a Diretoria Executiva, Marques colocou à disposição dos aprovados todos os serviços da entidade. “Auditório para reuniões, logística para contatos, serviços jurídicos e jornalísticos, ficam à disposição do grupo, que pode contar com nosso apoio e com ações específicas em prol da convocação”, conclui.