“A qualidade do gasto público”. Este é o tema do II Congresso Nacional da Carreira de Finanças e Controle (II Conacon). Promovido pelo Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical). O evento será realizado entre os dias 5 e 7 de novembro na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). Frei Betto, escritor e frade dominicano e o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), Secretário-Geral da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção são alguns dos conferencistas convidados para o evento.
É possível produzir mais gastando menos? É a partir dessa pergunta que o Unacon Sindical convida a carreira de Finanças e Controle a refletir sobre a aplicação dos recursos públicos da Federação. Mas não só a eficiência irá entrar na pauta. Além dela, o conceito da qualidade será marca presente em todos os debates. “Tão importante quanto ser eficiente, é primar pela qualidade dos serviços prestados. São estes dois prismas que não podemos deixar de considerar na hora de analisar a gestão pública. Um não exclui ou anula o outro. Eles se complementam. E é justamente por isso que temos como proposta maior do II Conacon levantar debates que não percam de vista nem a qualidade do atendimento público e nem a celeridade no andamento de demandas sociais, por exemplo”, explica Filipe Leão, diretor de finanças do Sindicato.
Durante os três dias de evento, questões como morosidade do setor público, fiscalização popular e prevenção e combate à corrupção serão amplamente debatidos. O objetivo é provocar a reflexão sobre a produtividade, eficiência e equidade das políticas orçamentárias do país visando, ainda, estabelecer diretrizes para a atuação institucional, política e social do Sindicato.
Os congressistas ainda vão participar de grupos de trabalhos, divididos em três diferentes eixos: I – Desenvolvimento Institucional da CGU e STN; II – Fortalecimento e Modernização da Carreira Finanças e Controle; III – Política e Organização Sindical. O primeiro eixo discutirá a melhor atuação dos órgãos, o aprimoramento da qualidade dos processos de trabalhos, as condições logísticas, sistemas e infraestrutura, por exemplo. O segundo será responsável por reflexões sobre a evolução da carreira na administração pública federal, campanhas de valorização do cargo e atualização de normas e legislações. Já o terceiro irá cumprir com o papel de estudar a atuação do Sindicato na defesa dos interesses da carreira, o seu atual modelo de organização, estatutos e regimentos internos, bem como questões relacionadas à regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que estabelece o princípio da negociação coletiva no setor público.
II Congresso Nacional da carreira de Finanças e Controle (II Conacon)
Data: 5 a 7 de novembro
Local: Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC)
Endereço: AV W5 – SGAS, 902, Bloco “C”. Brasília (DF)
Credenciamento imprensa: No local do evento
MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de imprensa
(61) 2107-5000