Tesouro completa 27 anos

Colocar em ordem as contas públicas do Brasil. A partir deste desafio que, há 27 anos, foi criada a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Instituída pelo Decreto nº 92.452, o Tesouro assume, até hoje, este e outros compromissos que foram incorporados ao Órgão com o passar dos anos.

“O Unacon Sindical reconhece a importância da instituição como promotora do equilíbrio econômico brasileiro e celebra esta data com todos os Analistas e Técnicos de Finanças e Controle. São estes que, respondendo pelo Órgão, atuam como os principais agentes de transformação na condução das políticas fiscais e de controle econômico-financeiro da União”, destaca Filipe Leão, diretor de Finanças do Sindicato.

E é nesse clima de comemoração e reconhecimento pelos serviços prestados à Nação que a Diretoria Executiva Nacional (DEN) presta homenagem ao Órgão e também lança um desafio: criar uma política de valorização da carreira antes que a Casa complete 30 anos de existência. A meta, explica Júlio Possas, diretor de Comunicação Social do Sindicato, é valorizar o servidor e, automaticamente, melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade. “A lógica é simples e, por isso, a meta devia ser para o quanto antes. Ainda este ano, por exemplo. No entanto, vamos estender o prazo para garantir a efetividade da proposta”, diz.

“A média brasileira conquista a liberdade e a autonomia antes dos 30 anos de idade. Este também é o nosso anseio para a STN. Que a maturidade do Órgão reflita não apenas nos serviços prestados à sociedade, mas também, no compromisso com o servidor”, explica Márcia Uchôa, vice-presidente do Sindicato. As demandas serão sintetizadas em conjunto com os servidores da Casa.