Foco. A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Unacon Sindical segue com o compromisso de encaminhar o pedido de convocação dos aprovados no último concurso para Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU). Somente nesta semana, Rudinei Marques e Márcia Uchôa, presidente e vice, respectivamente, representaram o grupo nas duas Casas. Marques na audiência com o senador Humberto Costa (PT-PE), no dia 8 de abril; e Uchôa na reunião com o deputado federal Ariosto Holanda (PSB-CE), no dia 9 de abril. Leonardo Larrossa e demais membros da Comissão de Aprovados acompanharam os dois encontros.
Marques partiu do Decreto nº 4.321/2002, que dispõe sobre a carreira Finanças e Controle, para tratar do tema. O dirigente destacou que o artigo 1º, que reza sobre o quadro de pessoal da CGU. “O texto fixou em 3 mil Analistas e 2 mil Técnicos, o quantitativo necessário para funcionamento da CGU. No entanto, menos da metade dessas vagas está preenchida. Atualmente, apenas 2 mil 441 cargos estão ocupados. Fato que justifica grande parte das dificuldades encontradas para dar conta dos inúmeros encargos assumidos desde o primeiro ano do Governo Lula, data da criação do Órgão”, lembra.
Do encontro, resultou o compromisso de encaminhar à Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Miriam Belchior, expediente solicitando o acréscimo facultado pelo art. 11 do Decreto nº 6.944, assim como o de solicitar ao Governo que providencie a Exposição de Motivos Interministerial, com despacho da presidente da República, necessária à nomeação do total de 366 aprovados e ainda não nomeados.