A Diretoria Executiva Nacional (DEN) reforça pedido do encaminhamento de Projetos de Lei para Carlos Higino, Secretário-Executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), até o dia 28 de maio: dia do aniversário do Órgão e da audiência pública que irá debater os 10 anos de existência da CGU, na Câmara dos Deputados. Um dos projetos necessários trata-se da Lei Orgânica da CGU, outro de assuntos antigos como nomenclatura dos cargos e atribuições da carreira, por exemplo. A solicitação foi realizada na manhã da última sexta-feira, 10 de maio. Rudinei Marques e Filipe Leão representaram o Sindicato. Jânio Castanheira e Carla Baksys Pinto, chefe da Assessoria Especial e representante da Diretoria de Gestão Interna (DGI), respectivamente, também acompanharam o encontro.
Considerando a SUG 68/2013 CLP aprovada por unanimidade no dia 8 de maio, pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) (leia mais aqui), o sindicato cobrou pressa pelo encaminhamento de projetos de lei de interesse do Órgão até a data do evento. “São demandas antigas. Nada mais justo do que aproveitar a ocasião do aniversário do Órgão e da audiência pública para honrar com este compromisso diante dos servidores e da sociedade”, reforça Marques.
Higino considerou a proposta do Sindicato e garantiu que irá trabalhar pelo encaminhamento dos textos mas não assumiu compromisso quanto aos prazos.
Sobre a convocação dos candidatos aprovados no último concurso para Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (AFC/CGU/2012), a orientação é pela continuidade do trabalho parlamentar. “Reforcem a pressão, especialmente sobre o ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Já era para ter sido formalmente aprovado o sinal verde para a convocação dos 50%, mas ainda não temos esse documento”, informou Carla Baksys.
TFC
A apreensão dos Técnicos de Finanças e Controle (TFC) sobre o tratamento secundário que vêm recebendo também foi encaminhado ao Secretário. A solicitação de pedido de concurso para Técnico estava no topo da argumentação. “Temos pressa nessa demanda”, cobra Marques. A reivindicação foi discutida durante a reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS), realizada no início do mês (leia mais aqui). Baksys irá convocar reunião exclusiva entre o Sindicato e os membros da Comissão de TFC para afinar as prioridades para o cargo.