Atualizar o projeto de Diagnóstico Institucional dos Sistemas de Serviço Civil da América Latina. Este foi o objetivo da oficina “Diagnóstico da qualidade do sistema de Recursos Humanos do serviço público federal”, realizada no dia 13 de junho. O projeto foi coordenado por Mercedes Llano, consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e articulado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, representado, na ocasião, pelo especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Eduardo Pastore. Roberto Kodama, diretor de assuntos jurídicos do Unacon Sindical, representou a Diretoria Executiva Nacional (DEN), no encontro.
O diagnóstico foi realizado por meio de questionário quantitativo e qualitativo. A metodologia aplicada permitirá que se disponha de um panorama atualizado da situação dos serviços civis e a comparação do seu estado atual com a linha de base estabelecida nos diagnósticos institucionais de serviço civil realizados anteriormente.
Para Kodama, o diálogo entre um organismo internacional e os sindicatos é resultado do amadurecimento das relações de trabalho entre as entidades de classe e o governo. “Antes apenas se consultava governos para fazerem suas avaliações e quase sempre se obtinha um cenário cor-de-rosa, ignorando a verdadeira situação dos cidadãos. Na avaliação anterior, de 2006, temos apenas um retrato burocrático e academicista do serviço público brasileiro. Espero que nesta edição, ouvindo governo e sindicatos, o BID possa ter uma percepção melhor de todas as contradições e incongruências da gestão de pessoal do governo federal”, avalia.
Dentre as pautas que guiaram a oficina, estavam: a falta de regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT); a falta de reestruturação dos cargos públicos; a falta de mobilidade na estrutura do Governo Federal; a falta de servidores para a prestação de serviços à população; e a forte incidência do componente econômico-fiscal para a não-realização de um planejamento do serviço público condizente.
com informações, Sindireceita