DEN apresenta importância do trabalho parlamentar nos estados

Representatividade nas bases. A Diretoria Executiva Nacional (DEN) convidou os servidores da Controladoria Regional da União do estado de Tocantins (CGU-Regional/TO) a participarem diretamente da articulação política da entidade. O apelo foi lançado no dia 15 de agosto, em visita realizada pelo programa Unacon Itinerante. A visita foi realizada a convite da Delegada Sindical Vilma Rocha. Rudinei Marques, Márcia Uchôa e Filipe Leão representaram a DEN. David Lemos Rosa, chefe da unidade e filiado ao Sindicato, também participou do encontro.

“Vemos como necessário o fortalecimento das representações regionais para que consigamos dar conta, especialmente, do trabalho parlamentar”, reconhece Leão que tem representado a entidade em diversas frentes no Congresso (leia mais aqui).

Marques argumenta que os deputados e senadores sempre são mais sensíveis aos apelos da própria base estadual. “Há inúmeros projetos de interesse corporativo e institucional tramitando no Congresso, e precisamos levar aos parlamentares nosso posicionamento. Com um trabalho de base bem consolidado, teremos mais chance de aprovar essas matérias”, explica o presidente.

O trabalho de sensibilização para a atuação política das regionais se estende aos outros estados. A lembrança é feita em todas as edições do programa Unacon Itinerante. Em Pernambuco, o delegado sindical do Unacon-Regional/PE, Rivadávia José Soares já colocou a proposta em prática. No dia 12 de agosto, o dirigente esteve com o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), no escritório parlamentar de Recife. “Foi um encontro bastante proveitoso. Tivemos a oportunidade de falar sobre a carência de pessoal do órgão e a importância da convocação dos excedentes no último concurso. Também entregamos o anteprojeto de Lei Orgânica da CGU e um ofício de agradecimento da DEN”, informa.

“Carreiras importantes, dependem, também, de intensa atividade política e contato parlamentar”, afirma Marques que parabenizou a iniciativa do colega.

DIRETRIZES

Questionado, Leão falou sobre as diretrizes aprovadas na segunda edição do Congresso Nacional da Carreira de Finanças e Controle (II Conacon), a exemplo da valorização das chefias regionais da CGU. “Aprovamos diretriz pelo remanejamento de 14 DAS de nível 4 para atender as representações do órgão nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins”, diz.

“Não abrimos mão dessa medida corretiva e vamos lutar até implementá-la. Em função dessa situação, atualmente, muitos chefes regionais estão pagando para exercer chefia, o que é inadmissível”, informa.

Depois da reunião, servidores e dirigentes sindicais participaram de almoço de confraternização.