Assembleia reafirma diretriz do II Conacon

Ponto final. Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada nesta quinta-feira, 22 de agosto, encerra a discussão sobre a revitalização da carreira de Finanças e Controle. Servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) tiveram das 10h às 18h para deliberar sobre as diretrizes aprovadas na segunda edição do Congresso Nacional da Carreira de Finanças e Controle (II Conacon). A aprovação das mudanças foi dada por 218 votos a 33. Apuração foi realizada no local da votação, às 18h. Rudinei Marques e Filipe Leão, presidente e diretor do Sindicato, respectivamente, abriram o processo de votação. Arivaldo Sampaio e Cesário Gonzalez, delegados sindicais pelo Tesouro também acompanharam a sessão.

A AGE foi convocada após reunião da Diretoria Executiva Nacional (DEN) com a Comissão de Representantes do Tesouro (leia mais aqui). De acordo com o Unacon Sindical, os normativos referentes à atribuição dos cargos estão defasados há 25 anos. “Nesse período de ¼ de século, tanto CGU quanto STN assumiram novas funções, inovaram em suas respectivas áreas de competência, mas não houve uma preocupação com a revitalização da carreira. A situação demanda uma atualização no rol de atribuições, na denominação dos cargos e, mesmo, na redefinição do quadro de pessoal”, argumenta Marques.

O presidente ainda destaca preocupação especial com o futuro do cargo de Técnico de Finanças e Controle (TFC). “O cargo de TFC não pode ser empurrado para a extinção como se não existissem atividades de média complexidade nas duas Casas. Pelo contrário. Precisamos fortalecê-lo e temos defendido esse ponto de forma intransigente em todas as reuniões com a Administração Pública Federal”, afirma. A questão foi levada à última reunião com Sérgio Mendonça, Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SRT) (leia mais aqui).

Filipe Leão aproveitou para comentar as questões de infraestrutura que, no primeiro semestre de 2012, mobilizaram os servidores do Tesouro. “Resolvemos a questão do piso, a lanchonete foi recentemente inaugurada (leia mais aqui) e existe a possibilidade real de novos avanços em breve, como o investimento em um bicicletário e outras melhorias. No entanto, como isso requer aporte financeiro do Sindicato, precisamos reforçar a adesão dos servidores da STN ao quadro associativo”, esclarece.

Há menos de um mês de completar dois anos de gestão, no dia 20 de setembro, Marques e Leão ainda fizeram a prestação de contas do atual mandato.

COMISSÃO DE REPRESENTANTES

“O Sindicato somos todos nós”, exclamou Márcia Paim, integrante da Comissão de Representantes, recentemente filiada ao Unacon Sindical. O apelo foi pela adesão dos colegas ao quadro associativo da entidade. “A força e a qualidade do Sindicato é proporcional à participação efetiva e ao engajamento crítico e propositivo de cada um de nós”, disse.

Alexandre Kosbiau, presidente da Comissão, defendeu a alteração de nomenclatura, comentando a pertinência da mudança ao normativo de atribuições. Apesar de ser lotado como TFC, Artur Cleber garantiu que considera importante apoiar um pleito que interessa preponderantemente aos Analistas de Finanças e Controle (AFC). Segundo ele, a deliberação poderá reforçar pleitos específicos para os Técnicos, no futuro.

Arivaldo Sampaio demonstrou preocupação em ficar de fora da mudança aprovada, em função da aposentadoria. “Com a ratificação dos servidores, agora precisamos cobrar celeridade à implementação pelo órgão”, disse.

APURAÇÃO

Ao final da Assembleia, teve início o processo de votação em cédula, que se estendeu até às 18h. No total, 251 servidores votaram. Desses, 218 disseram “SIM” às diretrizes aprovadas no II Conacon. O resultado será encaminhado nesta sexta-feira, 23 de agosto, ao secretário do Tesouro, Arno Augustin para as providências requeridas junto ao Planejamento. Fotos da AGE e do início da votação estão disponíveis na galeria de imagens do site do Sindicato.