Arno reafirma compromisso com a carreira; Sindicato avalia reunião como positiva

Nesta sexta-feira, 6 de setembro, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Unacon Sindical se reuniu com Arno Augustin, Secretário da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O encontro marca a retomada do diálogo com a Casa e a reafirmação do compromisso com a carreira de Finanças e Controle.

Entraram na pauta temas de interesse corporativo e institucional, como o fortalecimento do Tesouro a partir convocação dos aprovados no último concurso para Analista de Finanças e Controle (AFC/STN/2012); a preocupação com a extinção do cargo de Técnico de Finanças e Controle (TFC); e a revitalização da carreira por meio da redefinição das atribuições.

Rudinei Marques, Márcia Uchôa, Filipe Leão, Roberto Kodama e Júlio Possas foram os porta-vozes da carreira. Manuel Augusto Alves, coordenador geral da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Institucional (Codin) e Lindemberg de Lima Bezerra, chefe da assessoria econômica do gabinete também acompanharam a reunião.

“Arno demonstrou respeito e consideração pela atuação do Sindicato. Apesar de breve e objetivo, este foi o melhor encontro com ele”, avalia Uchôa. A reunião durou menos de uma hora em função da intensa agenda do secretário. “Tempo suficiente para colocá-lo a par das principais preocupações do Sindicato e, o que é mais importante, para obtermos a reafirmação de seu compromisso com o futuro da carreira”, julga Marques.

REVITALIZAÇÃO DA CARREIRA

Imediatamente. Este foi o prazo estipulado pelo secretário ao Coordenador-Geral da Codin para que o pleito seja atendido por meio de articulação com a Controladoria-Geral da União (CGU) e, posteriormente, com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). “Farei, eu mesmo, o contato com a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT/MP) para agilizar os procedimentos”, disse o secretário. Na sequência, determinou que a Codin submeta ao Sindicato os resultados do trabalho em conjunto com a CGU.

AFC/STN/2012

A apreensão dos aprovados no último concurso para AFC/STN/2012 foi apresentada pelo Sindicato. “O resultado da primeira etapa do concurso foi publicado no dia 26 de julho. Desde então os candidatos estão angustiados, sem posicionamento oficial sobre o início do curso de formação. Como muitos trabalham na iniciativa privada, o período entre o final do curso de formação e a efetivação das nomeações precisa ser breve”, explica Marques. A previsão inicial era pela realização do curso de formação entre os meses de agosto e setembro, e a nomeação em outubro (leia mais aqui).

O temor do Sindicato é que os cortes orçamentários da União atrasem, ainda mais, a posse dos futuros servidores do Tesouro. “A notícia do parcelamento da convocação para o curso de formação foi uma das razões para chegarmos a essa leitura”, informa Leão. Mas Arno tranquiliza. “Os 255 candidatos aprovados serão incorporados à instituição”. Em nome dos excedentes, Marques entregou ofício da Comissão de Aprovados. O documento aponta as áreas em que será necessário reforçar o quadro de pessoal, mesmo após a convocação dos 255 aprovados.

TFC

“A situação dos Técnicos é insustentável”, lamenta Possas. Arno reconhece a gravidade. “O assunto deve ser solucionado com cautela. Todos os servidores precisam estar satisfeitos com as atividades que desempenham e com a instituição. Se isso não está ocorrendo, existe um problema a ser resolvido”, diz.

Os dirigentes não escondem a preocupação com a extinção do cargo. “Em cinco anos, mais de 80% dos Técnicos vão se aposentar. O que a instituição planeja para o futuro do cargo?”, questiona Uchôa.

Manuel Augusto foi designado pelo secretário para encontrar uma solução para o caso, em parceria com o Sindicato. “Já trabalhamos com várias possibilidades para o cargo, mas nada em curto prazo. Nem concurso”, antecipa. O último concurso para TFC/STN foi realizado em 1997. Os dirigentes devem agendar reunião com Manuel nas próximas semanas.