Marques defende regulamentação do direito de greve em entrevista

Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical concedeu entrevista para a TV Senado nesta quinta-feira, 3 de outubro, sobre a regulamentação do direito de greve dos servidores públicos. O certame está sob a forma do Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 710/2011, de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP). Na condição de secretário-geral do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Marques cobrou um debate aberto sobre o tema.

“O Brasil já demorou muito para regulamentar o direito de greve do serviço público e não pode, de forma assoberbada, aprovar um projeto desses sem debater com a classe interessada, os servidores”, defende.

Durante a entrevista, Rudinei destacou que o governo deveria se preocupar em regulamentar a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estabelece o princípio da negociação coletiva entre os trabalhadores públicos e os governos nas esferas municipal, estadual e federal.

Outro ponto lembrado foi quanto a importância deste PSL conceber a mesa de negociação e as instâncias de mediação, conciliação e arbitragem bem definidas. “Quando a mesa de negociação não chegar a um consenso, alguém terá que dizer como vamos resolver o problema. Por isso, no projeto elaborado pelo Fonacate destacamos o Observatório das Relações de Trabalho no Serviço Público”, afirmou.

A entrevista deve ir ao ar na próxima semana. Em breve o conteúdo estará disponível no canal do Sindicato no Youtube (http://www.youtube.com/unaconoficial).

Leia também

NA MÍDIA – Coluna do Jornal de Brasília destaca atividades exclusivas de Estado

NA MÍDIA – Correio divulga fim do prazo para apresentação de sugestões ao PL 3.351/2012